O PRONATEC CAMPO E O CONTEXTO DO CAMPO E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL

Autores

  • Marcio Adriano Azevedo IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Shilton Roque dos Santos IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2018.v1.n3.p141-165

Palavras-chave:

Pronatec Campo, Educação do Campo, Educação Profissional.

Resumo

O artigo analisa o contexto da construção e implementação do Pronatec Campo enquanto política de Educação Profissional do campo num quadro maior de disputa pela hegemonia do modelo de desenvolvimento do campo e de Educação do Campo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, que utiliza das categorias teóricas de hegemonia de Gramsci (1980), bem como de Escola Politécnica de Pystrak (2005), das concepções de Educação do Campo propostas na Conferência Nacional por uma Educação Básica do Campo (KOLING; NERY; MOLLINA, 1999), da análise histórica do contexto econômico, político e social do campo de Mazoyer e Roudart (2010), para analisar os documentos referentes ao Pronatec Campo e Pronacampo (BRASIL, 2013), concluindo que apesar de absorver demandas da população do campo essa política se aproxima muito mais das concepções de Educação Rural e do campo hegemônico do que das de Educação do Campo e sua população.

 

Biografia do Autor

Marcio Adriano Azevedo, IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Pós-Doutor em Sociologia da Educação pela Universidade do Minho/Portugal. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Mestrado em Educação pela UFRN. Especialista em Processos Educacionais pela UFRN e graduado em Pedagogia pela UFRN. É professor no Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional pelo IFRN.

Shilton Roque dos Santos, IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011), Especialista em Direito Administrativo (2012). Advogado inscrito na OAB/RN sob o número de ordem 10.269. Atualmente é assistente em administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e é pesquisador em Avaliação Política, Educação Profissional e Assistência Estudantil.

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Publicado

2019-01-08

Como Citar

Azevedo, M. A., & dos Santos, S. R. (2019). O PRONATEC CAMPO E O CONTEXTO DO CAMPO E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL. Revista Debates Insubmissos, 1(3), 141–165. https://doi.org/10.32359/debin2018.v1.n3.p141-165

Edição

Seção

Dossiê

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