RESSIGNIFICANDO O PAPEL DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO: EDUCAÇÃO PARA DEMOCRACIA E EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM JOHN DEWEY
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n19.p84-100Keywords:
Democracia como forma de vida, Experiência educativa, Atuação docente superior.Abstract
Pode-se afirmar que os processos educacionais ocupam centralidade na sociedade contemporânea, sendo que, tornam-se influenciadores da constituição da democracia como uma forma de vida e das concepções democráticas atuais. Nesse sentido, é preciso compreender como isso se dá em cada fase educacional, quais os sujeitos fundamentais envolvidos e a sua influência para que isso ocorra. Portanto, o objetivo desse trabalho foi pesquisar qual o contributo do docente universitário, na formação da democracia como forma de vida do estudante do Ensino Superior, enquanto uma das etapas do processo educacional social, sob a luz do conceito de experiência educativa de Dewey. Trata-se, portanto, de uma abordagem qualitativa, exploratória a partir de procedimento bibliográfico, com análise hermenêutica-analítica dos textos do autor principal e demais utilizados para a construção do tema em pesquisa. Com o desenvolvimento dessa pesquisa é possível afirmar que o docente universitário é fundamental no exercício da construção da democracia como forma de vida, através da experiência educativa e interação com o aluno. Ele deve ressignificar o seu papel, reconhecer sua importância nessa construção e desenvolver um trabalho que reconheça o outro, a pluralidade e diversidade do mundo, pilares essenciais para uma democracia.
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