v. 5 n. 19 (2022): Setembro/Dezembro

Editorial

  • EDITORIAL

    Allene Lage
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n19.p1-9

Artigos Livres

  • IMPACTOS E EVIDÊNCIAS EPISTEMOLÓGICAS E SOCIAIS DA INTERIORIZAÇÃO DA UFPE: A TRAJETÓRIA DO CAMPUS AGRESTE NO INTERIOR DE PERNAMBUCO

    Allene Lage
    10-43
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n19.p10-43
  • A DENÚNCIA COMO RESISTÊNCIA: A VIOLÊNCIA NOS CORPOS FEMININOS EM UMA PERSPECTIVA DE LONGA DURAÇÃO

    Angela Maria M de Oliveira, Fábio Leonardo Castelo Branco Brito
    44-69
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n19.p44-69
  • NARRATIVA DE PROFESSORES: INSTRUMENTO DE REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE

    Luciana de Oliveira Gonzaga, Ana Luzia Videira Parisotto
    70-83
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n19.p70-83
  • RESSIGNIFICANDO O PAPEL DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO: EDUCAÇÃO PARA DEMOCRACIA E EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM JOHN DEWEY

    Camila Chiodi Agostini, Ana Paula Pinheiro, Altair Alberto Fávero
    84-100
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n19.p84-100
  • PEDAGOGIA INSURGENTE: BUSCA POR RECONHECIMENTO E LUTA POR DIREITOS NO PENSAMENTO DE EMMANUEL LEVINAS

    Felipe Rodolfo de Carvalho
    101-135
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n19.p101-135

Dossiê- Alcances Autoformativos da Pesquisa (Auto)biográfica Para a Educação

  • PRESENTACIÓN DEL DOSSIER 2: ALCANCES AUTOFORMATIVOS DE INVESTIGACIÓN AUTOBIOGRÁFICA EN EDUCACION

    Jaqueline Barbosa da Silva, Elias Nazareno, Luis Gabriel Porta
    136-141
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n19.p136-141
  • EU SOU MAKYESI: AUTOETNOGRAFIA NEGRA E A PERCEPÇÃO DA MINHA ANCESTRALIDADE MUKONGO EM SOLO ANGOLANO

    Mille Caroline Rodrigues Fernandes
    142-161
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n19.p142-161
  • FORMAÇÃO DOCENTE E MEMÓRIA AUTOBIOGRÁFICA: A COMPOSIÇÃO DE SI COMO POLÍTICA EXISTENCIAL E INTELECTUAL

    Marcos Luciano Lopes Messeder
    162-188
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n19.p162-188
  • NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NO/DO CÁRCERE: HORIZONTES E POSSIBILIDADES DE RESISTÊNCIAS ÀS COLONIALIDADES

    Victória Mello Fernandes, Ana Claudia Godinho
    189-221
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n19.p189-221

Pautas Insubmissas

  • APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE CONHECIMENTOS (CIENTÍFICOS) TRADICIONAIS E CONHECIMENTOS (CIENTÍFICOS) OCIDENTAIS: COLONIZAÇÃO E PLANTAS MEDICINAIS

    Roberto Barbosa, Queli Pontes Lima
    222-241
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n19.p222-241
  • SOBRE A RAZÃO INDISCIPLINADA

    Renan Ji
    242-256
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n19.p242-256
  • PERIFERIA É PERIFERIA: UMA ANÁLISE DAS SEMELHANÇAS ENTRE O CORTIÇO E SOBREVIVENDO NO INFERNO

    Marcos Vinícius Silva Andrade, Vanessa Goes Denardi
    257-278
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n19.p257-278
  • AS QUERERES: UMA DANÇA ENTRE O MUNDO ABISSAL E UM MUNDO PÓS-ABISSAL

    Jéssica Lins de Souza Fernandes
    279-281
    DOI: https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n19.p279-281