FORMAÇÃO DOCENTE E MEMÓRIA AUTOBIOGRÁFICA: A COMPOSIÇÃO DE SI COMO POLÍTICA EXISTENCIAL E INTELECTUAL
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n19.p162-188Palabras clave:
Narrativa auto-biográfica, formação docente, reflexão existencial e ação política.Resumen
RESUMO:
Sirvo-me de um memorial de natureza acadêmica transformado em artigo para entender a narrativa autobiográfica como ordenação semântica de um percurso que cria o seu próprio significado no exercício da escritura. Deste modo, apresento a seguir uma narrativa que se inaugura por certas tramas de infância e adolescência que orientaram características pessoais, éticas, políticas e, sobretudo, fomentaram as minhas primeiras experiências intelectuais. Na segunda parte discorro sobre a minha formação acadêmica e as experiências de pesquisa que organizaram minha carreira docente. Na terceira sessão trato das atividades docentes na graduação e pós, considerando o ensino, a orientação, a pesquisa e a produção daí resultante. Na conclusão procuro articular os significados políticos e intelectuais do meu percurso docente para a construção de uma perspectiva de universidade e sociedade plural e crítica.
Citas
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