PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA E NARRATIVAS FORMATIVAS:ITINERÁRIOS DESCOLONIZADORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n18.p115-143

Palavras-chave:

Pesquisa (auto)biográfica. Narrativa formativa. Espaço não escolar. Hermenêutica descolonizadora. Educação.

Resumo

Este artigo busca partilhar o panorama da pesquisa (auto)biográfica, ampliando para as narrativas formativas de pedagogos(as) que atuam no espaço não escolar. Apresentamos, inicialmente, o inventário das produções inscritas na sétima edição do Congresso Internacional de Pesquisas (Auto)Biográficas. Em seguida, disponibilizamos eixos de análise teórico-metodológicos que orientam os itinerários formativos de pedagogos(as). Os resultados, advindos desse duplo percurso investigativo, possibilitaram mapear as produções do campo da pesquisa (auto)biográfica com destaques para o avanço dos modos de acesso a formação e ao exercício profissional. As contribuições para a reflexão do itinerário formativo, mesclado por temporalidades, eventos e lugares, torna um campo fértil para o acesso ao trabalho de gênese sociocoletiva pela qual os indivíduos constroem a trajetória profissional de forma cumulativa e integrativa segundo uma hermenêutica descolonizadora que faz da trama narrativa seu modo de apreensão e de inteligibilidade da vida.

Biografia do Autor

Jaqueline Barbosa da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Licenciada em Pedagogia pela UFPE. Atualmente é Professora Associada do Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, onde exerce a docência, a extensão e a pesquisa. Atua no Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos, linha Diversidade na EJA (étnico-racial, gênero, pessoas com deficiências e orientação sexual) - Universidade Federal da Paraíba/PB. É vice-colaboradora do programa Bibliotecas Comunitárias na UFPE e UFPE nas Bibliotecas, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Narrativas (Auto)Biográficas, Prática Educativa e Trajeto Formativo.

Samanta Gabriely Alves dos Santos

Pedagoga pela Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste; e, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste.

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Publicado

2022-09-11

Como Citar

Silva, J. B. da, & Santos, S. G. A. dos. (2022). PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA E NARRATIVAS FORMATIVAS:ITINERÁRIOS DESCOLONIZADORES. Revista Debates Insubmissos, 5(18), 115–143. https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n18.p115-143

Edição

Seção

Dossiê- Alcances Autoformativos da Pesquisa (Auto)biográfica Para a Educação

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