Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Numéro courant
Edições Anteriores
Notícias
À propos
À propos de cette revue
Soumissions
Comité éditorial
Déclaration de confidentialité
Contact
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 8 No 28 (2025): Janeiro/Abril
Vol. 8 No 28 (2025): Janeiro/Abril
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28
Publiée:
2025-07-29
Editorial
EDITORIAL
Allene Lage
0-10
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p0-10
EDITORIAL INTERNACIONAL - A NECESSIDADE DE PENSAR O IMPENSÁVEL
Boaventura de Sousa de Sousa
11-18
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p11-18
Artigos Livres
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA REGIÃO LATINO-AMERICANA
Celma Tavares
19-40
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p19-40
A TEMÁTICA SAÚDE NO CURRÍCULO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: IMPLICAÇÕES DA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA
Rodrigo Pedrolo, Deniz Alcione Nicolay
41-64
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p41-64
GESTÃO DEMOCRÁTICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR
Nelson da Silva Filho, Everaldo Fernandes da Silva
65-82
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p65-82
AS IDEIAS PRÓPRIAS COMO AUTODEFESA CIDADÃ: REFLEXÃO SOBRE A DIFUSÃO DA DESINFORMAÇÃO NA REDE SOCIAL
Geraldo Francisco dos Santos
83-103
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p83-103
NOTAS DE PROTESTO, PERSPECTIVAS E SIGNIFICÂNCIA: AS CANÇÕES BRASILEIRAS DURANTE O PERÍODO DA DITADURA MILITAR
BRAZILIAN SONGS DURING THE MILITARY DICTATORSHIP ERA
Francisco de Assis Cavalcante Oliveira Júnior, Pollyana Mirtis Alves de Oliveira, Ozaias Antonio Batista
104-124
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p104-124
Educação ambiental no contexto escolar: sujeitos e práticas educativas sob o viés crítico e emancipatório
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: SUJEITOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS SOB O VIÉS CRÍTICO E EMANCIPATÓRIO
Adelmo Fernandes de Araújo, Wanderson Rodrigues Morais
125-127
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p125-127
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE QUÍMICA DO AGRESTE DE SERGIPE
a study with Chemistry teachers from the Agreste region of Sergipe
João Paulo Mendonça Lima Mendonça Lima, Beatriz Mota Teixeira Mota Teixeira , Valeria de Aniz Santos de Aniz Santos
128-158
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p128-158
DISCURSO AMBIENTAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE JOVENS PROFESSORES: SITUANDO CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SITUATING CONCEPTIONS OF ENVIRONMENTAL EDUCATION
Lucas Lenin Resende Assis, Regis Vinícius Alves de Abreu, Juliano Batista Romualdo
159-180
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p159-180
PERCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ, PARÁ, BRASIL
Eldra Carvalho da Silva, Mayara Duarte da Silva, José Mário dos Santos Cardoso
181-214
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p181-214
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO CHÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO SEMIÁRIDO BAIANO
POSSIBLE DIALOGUES ON THE GROUND FLOOR OF A PUBLIC SCHOOL IN THE SEMI-ARID REGION OF BAHIA
Edilane Carvalho Teles, Cleisson de Morais Alves, Elba Amaral Oliveira
215-241
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p215-241
POR UMA EDUCAÇÃO PARA A JUSTIÇA AMBIENTAL: ANÁLISE DE DISCURSOS SOBRE A QUESTÃO HÍDRICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
Discourse analysis of the water issue in Science textbooks
Elizabeth Bozoti Pasin, Caroline Martins Brandão
242-277
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p242-277
Pautas Insubmissas
A COMPREENSÃO COMO ATITUDE DOCENTE NO PROCESSO DE UMA EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Ana Maria Alves de Brito, Maria José de Pinho
278-299
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p278-299
ENSAIO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E MEMÓRIA AUTOBIOGRÁFICA: A COMPOSIÇÃO DE SI COMO POLÍTICA EXISTENCIAL E INTELECTUAL
Marcos Luciano Lopes Messeder
300-328
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p300-328
REFLEXÕES SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE DE UM BIÓLOGO DISSIDENTE LGBTTIQA+
Gustavo Macêdo do Carmo, Fernanda Bassoli
329-348
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p329-348
SOU FÊMEA
Luane Bento dos Santos
349-350
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p349-350
Langue
Français (Canada)
Français (France)
Deutsch
Italiano
Português (Brasil)
Español (España)
English
Informations
Pour les lecteurs
Pour les auteurs
Pour les bibliothécaires