A TEMÁTICA SAÚDE NO CURRÍCULO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: IMPLICAÇÕES DA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p41-64Palavras-chave:
Currículo, Foucault, Saúde.Resumo
Neste estudo, são realizadas a análise e compreensão da perspectiva foucaultiana sobre o currículo da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNTs) tangente à saúde do aluno trabalhador por meio da proposta do Itinerário Formativo (IF) saúde do Referencial Curricular Gaúcho no Ensino Médio (RCGEM). Como procedimento metodológico, foi utilizado o conceito de arquivo, formado pelos discursos compostos por enunciados. Para Foucault (2008), o conhecimento se revela pelos enunciados e essas unidades elementares do discurso formam o nosso conhecimento através do arquivo. Igualmente, por meio biopolítica foucaultiana, percebe-se que o tema saúde, pertencente à vida profissional dos alunos, e os meios pelos quais ela se desenvolve, necessita de espaço nas discussões do currículo das CNTs. E para que exista avanço dessa temática, o currículo no ensino das CNTs necessita impulsionar a cultura, refletir novos valores e crenças e oportunizar meios para a promoção da saúde laboral, visto o poder regulamentar do currículo ser exercido sobre os discentes.
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