NÚMERO ESPECIAL – DISSIDÊNCIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE(S) EM CONTEXTOS INTERIORANOS E/OU RURAIS: CRUZANDO TEMAS, PROBLEMAS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2020.v3.n9.p6-11

Resumen

O presente dossiê temático é resultado de trocas e diálogos acadêmicos e afetivos estabelecidos em diferentes momentos entre nós, que vivemos em quatro contextos interioranos desse país de dimensões continentais. Como docentes de Universidades Federais localizadas nas regiões Nordeste (UFPI, UFRPE), Centro Oeste (UFGD) e Sul (UFPel), portanto, fora dos eixos metropolitanos das capitais, inquietamo-nos com as condições de invisibilidade de trabalhos, investigações e reflexões produzidas e conduzidas por inúmeros pesquisadores e pesquisadoras das mais diversas Instituições de Ensino Superior no interior desse Brasil profundo. Embora essa constatação não se refira a todos os campos de pesquisa, tal invisibilidade é patente quando se trata das discussões acadêmicas em torno das temáticas de gênero e sexualidades. Nesse sentido, este dossiê reuniu estudos e pesquisas sobre sexualidades dissidentes e as múltiplas expressões de gênero em contextos pouco visibilizados, tais como: cidades de pequeno e médio porte e/ou contextos rurais. O intuito foi discutir e refletir sobre as variadas formas de viver as identidades de gênero, práticas sexuais dissidentes, negociações e formas de resistência em contextos fora dos grandes centros urbanos. 

Biografía del autor/a

Esmael Alves de Oliveira, Universidade Federal de Grande Dourados

Professor Adjunto, em regime de dedicação exclusiva, curso de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal de Grande Dourados (FCH / UFGD) e Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGAS / UFMS). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2007); Especialização em Antropologia - UFAM (2008); Mestrado em Antropologia Social - PPGAS / UFAM (2009); Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGAS / UFSC (2014), com doutorado na Universidade Eduardo Mondlane (UEM / Moçambique). Pesquisador vinculado à Impróprias - Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS / CNPq) e ao "DiVerso": pesquisas (ações) sob (re) resistências sociais (UFGD / CNPq). Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS / UFRGS) junto ao Núcleo de Pesquisa em Antropologia do Corpo e Saúde (Nupacs) - 2018/2019. Áreas de interesse: Antropologia do Corpo e Saúde, Gênero e Sexualidade, Marcadores Sociais de Diferença.

Leticia Carolina Pereira do Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Mulher Travesti, Negra e Gorda. É leonina, com lua em Capricórnio. Filha de Xangô e Iansã, no Candomblé de tradição Ketu. Filha de Cabocla na Ciência da Jurema Sagrada. Feiticeira de Devires e Bruxa da Sociopoética. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/PPGEd). Formada em Pedagogia (UFPI/Parnaíba), com Mestrado em Educação pela UFPI/PPGEd. Professora Assistente do curso de Pedagogia da UFPI, no Campus Amílcar Ferreira Sobral, Floriano/PI, na área de Metodologias de Ensino e Estágio Supervisionado. Vinculada aos seguintes núcleos: Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Gênero e Cidadania (NEPEGECI) e a Rede Interdisciplinar de Mulheres Acadêmicas do Semiárido (RIMAS). Pesquisadora filiada a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). É vinculada ao Grupo Piauiense de Transexuais e Travestis (GPTRANS) e ao Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (FONATRANS). Desenvolve pesquisas na área de Gênero e Educação com foco no Transfeminismo, Feminismo Negro, Interseccionalidades e Decolonialidade.

Lorena Lima de Moraes, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Tem experiência na área de Sociologia e Metodologia Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: organização do trabalho científico, iniciação à docência, monitoria, relações de gênero, mulheres rurais, sexualidade, economia feminista, saúde e direitos sexuais e reprodutivos, sexualidades e identidade de gênero em contextos rurais e interioranos. Coordena o DADÁ: Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Relações de Gênero, Sexualidade e Saúde e o Grupo de Trabalho "Gênero, Direitos Reprodutivos e Saúde" da Rede Feminista Norte-Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero - REDOR. Integra a Rede Interdisciplinar de Mulheres Acadêmicas do Semiárido - RIMAS.

Marcio Caetano, Universidade Federal de Pelotas

Pós-doutor em Currículo e Narrativas Audiovisuais, com apoio do PNPD-CAPES, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenador do Centro de Memória LGBTI João Antônio Mascarenhas (UFPEL/FURG/UFES/UFOB). Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Como parte dos estudos de pós-graduação, realizou estágio no Programa de Estudios Feministas do Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades da Universidad Nacional Autónoma de México (CEIICH- UNAM). Docente na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), orienta investigações desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação em Educação e em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Os seus temas de interesse e pesquisa são: 1. currículos e culturas; 2. masculinidade(s) e 3. população lésbica, gay, bissexual, travesti e transexual e 4. estudos decoloniais e subalternos.

Citas

DUQUE, Tiago; OLIVEIRA, Esmael Alves de; BECKER, Simone. Agência e interseccionalidade em quadra: inquietações sobre escolas e diferenças em Mato Grosso do Sul. Revista Interritórios, v. 6, p. 225-242, 2020.

GONTIJO, Fabiano; ERICK, Igor. Diversidade sexual e de gênero, ruralidade, interioridade e etnicidade no Brasil: ausências, silenciamentos e... exortações. ACENO, vol. 2, n. 4, p. 24-40. ago/dez, 2015.

Publicado

2020-07-28

Cómo citar

Oliveira, E. A. de, Nascimento, L. C. P. do, Moraes, L. L. de, & Caetano, M. (2020). NÚMERO ESPECIAL – DISSIDÊNCIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE(S) EM CONTEXTOS INTERIORANOS E/OU RURAIS: CRUZANDO TEMAS, PROBLEMAS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS. Revista Debates Insubmissos, 3(9), 6–11. https://doi.org/10.32359/debin2020.v3.n9.p6-11

Número

Sección

Número Especial: Dissidências de Gênero e Sexualidade(s) em Contextos Interioranos e/ou Rurais