NÚMERO ESPECIAL – DISSIDÊNCIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE(S) EM CONTEXTOS INTERIORANOS E/OU RURAIS: CRUZANDO TEMAS, PROBLEMAS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS

Esmael Alves de Oliveira, Leticia Carolina Pereira do Nascimento, Lorena Lima de Moraes, Marcio Caetano

Resumo


O presente dossiê temático é resultado de trocas e diálogos acadêmicos e afetivos estabelecidos em diferentes momentos entre nós, que vivemos em quatro contextos interioranos desse país de dimensões continentais. Como docentes de Universidades Federais localizadas nas regiões Nordeste (UFPI, UFRPE), Centro Oeste (UFGD) e Sul (UFPel), portanto, fora dos eixos metropolitanos das capitais, inquietamo-nos com as condições de invisibilidade de trabalhos, investigações e reflexões produzidas e conduzidas por inúmeros pesquisadores e pesquisadoras das mais diversas Instituições de Ensino Superior no interior desse Brasil profundo. Embora essa constatação não se refira a todos os campos de pesquisa, tal invisibilidade é patente quando se trata das discussões acadêmicas em torno das temáticas de gênero e sexualidades. Nesse sentido, este dossiê reuniu estudos e pesquisas sobre sexualidades dissidentes e as múltiplas expressões de gênero em contextos pouco visibilizados, tais como: cidades de pequeno e médio porte e/ou contextos rurais. O intuito foi discutir e refletir sobre as variadas formas de viver as identidades de gênero, práticas sexuais dissidentes, negociações e formas de resistência em contextos fora dos grandes centros urbanos. 


Texto completo:

PDF

Referências


DUQUE, Tiago; OLIVEIRA, Esmael Alves de; BECKER, Simone. Agência e interseccionalidade em quadra: inquietações sobre escolas e diferenças em Mato Grosso do Sul. Revista Interritórios, v. 6, p. 225-242, 2020.

GONTIJO, Fabiano; ERICK, Igor. Diversidade sexual e de gênero, ruralidade, interioridade e etnicidade no Brasil: ausências, silenciamentos e... exortações. ACENO, vol. 2, n. 4, p. 24-40. ago/dez, 2015.




DOI: https://doi.org/10.32359/debin2020.v3.n9.p6-11



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.