EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA REGIÃO LATINO-AMERICANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p19-40

Palavras-chave:

Educação em direitos humanos; Pesquisa-ação; América Latina.

Resumo

Nas últimas décadas vários/as autores/as, de diferentes países, têm desenvolvido pesquisas sobre educação em direitos humanos (EDH) a fim de contribuir com discussões sobre seus avanços e retrocessos. Ditas pesquisas, possibilitam refletir sobre este processo investigativo, com suas descobertas e limitações e também debater sobre as estratégias e ferramentas mais utilizadas. Neste sentido, este texto busca analisar, de forma não exaustiva, alguns desses estudos, o que inclui a pesquisa documental, a pesquisa de campo e a pesquisa-ação. Para isso, se utilizou a investigação documental e a análise de conteúdo. Em linhas gerais, foi identificado que os estudos sobre EDH utilizam com mais frequência a pesquisa de campo e documental. O que aponta a um grande desafio desta área que é o de ampliar a utilização da pesquisa-ação no trabalho com EDH.

Biografia do Autor

Celma Tavares, GIR/HDH - USAL

Pedagoga. Especialista em educação em direitos humanos. Mestre em Ciência Política. Doutora pelo programa Pasado e Presente dos Direitos Humanos da Universidade de Salamanca (USAL), Espanha. Pós-Doutorado em Educação (UFPE) e em Direitos Humanos e Sociais (USAL). Investigadora do GIR Historia dos Direitos Humanos da USAL e membro do Grupo de Pesquisa Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidade/UFPE (CNPq).

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Publicado

2025-07-09

Como Citar

Tavares, C. (2025). EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA REGIÃO LATINO-AMERICANA. Revista Debates Insubmissos, 8(28), 19–40. https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p19-40

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