GESTÃO DEMOCRÁTICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Nelson da Silva Filho Universidade Federal de Pernambuco
  • Everaldo Fernandes da Silva Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste/ Docente Adjunto do Núcleo de Formação Docente e do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p65-82

Palavras-chave:

Desafios; Educação; Família; Gestão democrática

Resumo

O papel do gestor escolar, influenciado pelo neoliberalismo, foi acentuado pelas Reformas Educacionais das décadas de 1980 e 1990, que visavam adaptar a educação aos novos desafios sociais e econômicos. A gestão escolar moderna deve lidar com demandas sociais emergentes e fomentar uma análise crítica capaz de enfrentar desafios contemporâneos. A integração entre escola, família e comunidade é fundamental. A colaboração eficaz entre esses atores é essencial para superar desafios e promover o desenvolvimento integral dos alunos, refletindo a necessidade de uma abordagem educacional. Desta maneira, o presente artigo apresenta os desafios e perspectivas que estão presentes no ambiente escolar para uma gestão democrática.

Biografia do Autor

Everaldo Fernandes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste/ Docente Adjunto do Núcleo de Formação Docente e do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea

Graduado em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (1985); Mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1988); Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é Professor Adjunto do Núcleo de Formação Docente e do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, ambos da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste. É Co-Editor da Revista Interritórios (UFPE). Tem experiência na área de Teologia, Filosofia, Ciências da Religião e Educação Popular, Fundamentos da Educação e atua ainda em grupos comunitários e interreligiosos.

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Publicado

2025-07-09

Como Citar

da Silva Filho, N., & Everaldo Fernandes da Silva. (2025). GESTÃO DEMOCRÁTICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR . Revista Debates Insubmissos, 8(28), 65–82. https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p65-82

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