CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE QUÍMICA DO AGRESTE DE SERGIPE
a study with Chemistry teachers from the Agreste region of Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p128-158Palabras clave:
Educação Ambiental, Professores, QuímicaResumen
O trabalho em questão investigou: quais as concepções sobre Educação Ambiental (EA) dos professores de Química que atuam na rede pública do Agreste de Sergipe; e se e como está ocorrendo a abordagem da EA em suas aulas. A pesquisa é de caráter qualitativo, tendo em vista a imersão no contexto da investigação (Creswell, 2010). A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, com quatro professores de Química. Para a análise dos dados utilizou-se o referencial de Bardin (2016). Percebeu-se que existem algumas lacunas na formação inicial e continuada dos professores e que os docentes apresentam uma concepção de EA mais próxima de um viés conservacionista, pragmática e não crítica. Estes professores conseguem trabalhar a EA a partir de algumas atividades e projetos, e articulam temáticas ambientais com o conteúdo científico, porém sem tanto aprofundamento. Com isso, torna-se necessário fortalecer a sua formação para que conheçam e abordem a EA de forma mais crítica em sala de aula.
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