CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE QUÍMICA DO AGRESTE DE SERGIPE

a study with Chemistry teachers from the Agreste region of Sergipe

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p128-158

Palabras clave:

Educação Ambiental, Professores, Química

Resumen

O trabalho em questão investigou: quais as concepções sobre Educação Ambiental (EA) dos professores de Química que atuam na rede pública do Agreste de Sergipe; e se e como está ocorrendo a abordagem da EA em suas aulas. A pesquisa é de caráter qualitativo, tendo em vista a imersão no contexto da investigação (Creswell, 2010). A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, com quatro professores de Química. Para a análise dos dados utilizou-se o referencial de Bardin (2016). Percebeu-se que existem algumas lacunas na formação inicial e continuada dos professores e que os docentes apresentam uma concepção de EA mais próxima de um viés conservacionista, pragmática e não crítica. Estes professores conseguem trabalhar a EA a partir de algumas atividades e projetos, e articulam temáticas ambientais com o conteúdo científico, porém sem tanto aprofundamento. Com isso, torna-se necessário fortalecer a sua formação para que conheçam e abordem a EA de forma mais crítica em sala de aula.

Biografía del autor/a

João Paulo Mendonça Lima Mendonça Lima, Universidade Federal de Sergipe

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Sergipe (2007). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2011). Doutor em Educação (2018). Professor Associado I do Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe/Campus Professor Alberto Carvalho e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais.

Beatriz Mota Teixeira Mota Teixeira , Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2021). Mestra em Ciências Naturais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da Universidade Federal de Sergipe PPGCN-UFS (2024). 

Valeria de Aniz Santos de Aniz Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Química Licenciatura, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus Professor Alberto Carvalho. Atualmente, sou mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN), pela UFS.

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Publicado

2025-07-09

Cómo citar

Mendonça Lima, J. P. M. L., Mota Teixeira , B. M. T., & de Aniz Santos, V. de A. S. (2025). CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE QUÍMICA DO AGRESTE DE SERGIPE: a study with Chemistry teachers from the Agreste region of Sergipe. Revista Debates Insubmissos, 8(28), 128–158. https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p128-158

Número

Sección

Educação ambiental no contexto escolar: sujeitos e práticas educativas sob o viés crítico e emancipatório

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