A COMPREENSÃO COMO ATITUDE DOCENTE NO PROCESSO DE UMA EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p278-299Palavras-chave:
Educação, Sentidos da compreensão, InterdisciplinaridadeResumo
Este artigo tem como objetivo propor uma discussão sobre os sentidos da palavra compreensão, utilizada por Morin (2015), em seu livro, Ensinar a Viver: Manifesto para mudar a educação, ao refletir sobre as relações na educação, em uma perspectiva interdisciplinar acolhedora e sanadora dos problemas sensíveis que afetam o diálogo entre as classes de professores e alunos. Morin (2015), aponta para as dificuldades encontradas na escola brasileira do Século XXI, decorrentes da incompreensão e da falta do pensamento complexo que contribui para o fracasso escolar. Elencamos como metodologia, a análise descritiva dos dados coletados em entrevista e questionário online, aplicado com duas professoras, da 2ª Série do Ensino Médio, de uma escola da Rede Pública Estadual de Teresina/PI. As análises revelaram que os sentidos da compreensão são pouco diferenciados pelas professoras, embora, reconheçam sua importância como peça dialógica para a aprendizagem interdisciplinar e significativa na sala de aula.
Referências
DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 1998.
FAZENDA, I. C. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1979.
FREIRE, P. A Educação como Prática da liberdade.23ª. Ed.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
LUCK, H. Pedagogia interdisciplinar,: fundamentos teórico-metodológicos. 18. ed., Petrópolis: Vozes, 2013.
MINAYO, M. C. de S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. rev. e aprim. São Paulo: Hucitec, 2006.
MORIN, E. Ensinar a Viver: Manifesto para mudar a educação. Tradução: Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. – Porto Alegre: Sulina, 2015. 183p.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro ; tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya ; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 2. ed. – São Paulo : Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2000.
ARTIGO EM REVISTA
DILTHEY, W. A formação do mundo histórico nas ciências do espírito. In: Filosofia e Educação: textos selecionados. Org. e introdução de Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral. São Paulo: Edusp, 2010, p.139-236.
THIESEN. J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 39. P. 545 - 598set./dez. 2008
DICIONÁRIO
FERREIRA, A. B. de H. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. ed. - Curitiba: Positivo, 2010, 960 p.: i
DOCUMENTOS NA INTERNET
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20/10/2023
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
