A COMPREENSÃO COMO ATITUDE DOCENTE NO PROCESSO DE UMA EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p278-299

Palavras-chave:

Educação, Sentidos da compreensão, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor uma discussão sobre os sentidos da palavra compreensão, utilizada por Morin (2015), em seu livro, Ensinar a Viver: Manifesto para mudar a educação, ao refletir sobre as relações na educação, em uma perspectiva interdisciplinar acolhedora e sanadora dos problemas sensíveis que afetam o diálogo entre as classes de professores e alunos. Morin (2015), aponta para as dificuldades encontradas na escola brasileira do Século XXI, decorrentes da incompreensão e da falta do pensamento complexo que contribui para o fracasso escolar. Elencamos como metodologia, a análise descritiva dos dados coletados em entrevista e questionário online, aplicado com duas professoras, da 2ª Série do Ensino Médio, de uma escola da Rede Pública Estadual de Teresina/PI. As análises revelaram que os sentidos da compreensão são pouco diferenciados pelas professoras, embora, reconheçam sua importância como peça dialógica para a aprendizagem interdisciplinar e significativa na sala de aula.

Biografia do Autor

Ana Maria Alves de Brito, Universidade Federal do Norte do Tocantins -UFNT

Doutoranda em Estudos Linguísticos e Literários - Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT. Mestra em Estudos de Linguagem - Universidade Federal do Piauí- UFPI. Graduada em Letra/ Português - Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Professora da Educação Básica da Rede Pública Estadua e Municipal do Piauí. Experiência docente com Ensino à Distância. Experiência docente com alunos de BIBID. Atua na àrea do Letramento Literário Infantil. Formação leitora na Educação Básica. Leitura e escrita e multiletramentos.

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós - Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. É professora Titular (classe E), na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Palmas. É bolsista de produtividade CNPq (PQ 1E) Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, profissionalização docente, avaliação institucional, Metodologia de Pesquisa; Estudos contemporâneo. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do INEP /MEC.É professora na graduação Curso de Jornalismo, no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Linguística e Literatura. Também é professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação a partir de 2012. É membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha). Orienta mestrado e doutorado sobre formação de professores; práticas educativas; política educacional; teoria da complexidade. Desenvolve pesquisa sobre escolas criativas; educação e formação de professor. Tem livro e capítulos de livros publicados versando sobre o tema Formação de Professor. (Texto informado pela autora)

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Publicado

2025-07-09

Como Citar

Alves de Brito, A. M., & Pinho, M. J. de. (2025). A COMPREENSÃO COMO ATITUDE DOCENTE NO PROCESSO DE UMA EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR. Revista Debates Insubmissos, 8(28), 278–299. https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p278-299

Edição

Seção

Pautas Insubmissas

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