FORMAÇÃO DOCENTE E MEMÓRIA AUTOBIOGRÁFICA: A COMPOSIÇÃO DE SI COMO POLÍTICA EXISTENCIAL E INTELECTUAL

Auteurs-es

  • Marcos Luciano Lopes Messeder Universidade do Estado da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n19.p162-188

Mots-clés :

Narrativa auto-biográfica, formação docente, reflexão existencial e ação política.

Résumé

 

RESUMO:

Sirvo-me de um memorial de natureza acadêmica transformado em artigo para entender a narrativa autobiográfica como ordenação semântica de um percurso que cria o seu próprio significado no exercício da escritura. Deste modo, apresento a seguir uma narrativa que se inaugura por certas tramas de infância e adolescência que orientaram características pessoais, éticas, políticas e, sobretudo, fomentaram as minhas primeiras experiências intelectuais. Na segunda parte discorro sobre a minha formação acadêmica e as experiências de pesquisa que organizaram minha carreira docente. Na terceira sessão trato das atividades docentes na graduação e pós, considerando o ensino, a orientação, a pesquisa e a produção daí resultante. Na conclusão procuro articular os significados políticos e intelectuais do meu percurso docente para a construção de uma perspectiva de  universidade e sociedade plural e crítica.

Biographie de l'auteur-e

Marcos Luciano Lopes Messeder, Universidade do Estado da Bahia

Professor Titular de Antropologia do Departamento de Educação - Campus I - UNEB. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC).

Références

APPADURAI, Arjun. Diálogo, Risco e Convivialidade. In: APPADURAI, Arjun et alli: Podemos Viver sem o Outro? As Possibilidades e os Limites da Interculturalidade. Lisboa, Fundação Calouste Gulbekian, 2009.

CUNHA, Manuela Carneiro da. “Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saber científico”. In: CUNHA, Manuela Carneiro da. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo, Cosac Naify, 2009, pp. 301-310.

HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Escolhas uma autobiografia intelectual. Rio de Janeiro; Língua Geral, Recife, Carpem Diem, 2009.

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Publié-e

2023-01-07

Comment citer

Messeder, M. L. L. (2023). FORMAÇÃO DOCENTE E MEMÓRIA AUTOBIOGRÁFICA: A COMPOSIÇÃO DE SI COMO POLÍTICA EXISTENCIAL E INTELECTUAL. Revista Debates Insubmissos, 5(19), 162–188. https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n19.p162-188

Numéro

Rubrique

Dossiê- Alcances Autoformativos da Pesquisa (Auto)biográfica Para a Educação

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