COISAS DE MENINAS E COISAS DE MENINOS: LIÇÕES DE GÊNERO NOS ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n12.p195-224

Mots-clés :

Educação Infantil, Identidade de gênero, Construção social.

Résumé

Este estudo tem por objetivo a análise da contribuição da escola na formação da identidade de gênero paras as crianças da Educação Infantil. Fruto da pesquisa acadêmica, no Curso de Pedagogia, a preocupação com a temática surgiu da constatação empírica, vivenciada na sala quando a professora chamou a atenção de uma criança, que aquilo era coisa de menina. O tema foi aprofundado por meio de contribuições teóricas, que enfatizam a construção da identidade de gênero como um fator social. A pesquisa, do tipo estudo de caso, se caracterizou por meio da abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a observação direta em sala de aula. Os resultados do estudo poderão contribuir para a compreensão de como os agenciamentos sociais, culturais e a percepção de mundo das professoras envolvem as relações de gênero na Educação Infantil, as quais são repassadas às crianças, muitas vezes inconscientemente.

Bibliographies de l'auteur-e

Diana dos Santos Pirete Podolak

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Pós-graduanda em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Gestão Escolar pela Faculdade de São Paulo (FSP). Professora na Rede Estadual de Educação em Mato Grosso, do Município de Juína, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Espacialidades Amazônicas (Geam).

Avacir Gomes dos Santos Silva

Doutorada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Pós-Doutoramento em Geografia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Curso de Pedagogia, Campus Rolim de Moura, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas de Espacialidades Amazônicas (Geam).

Références

REFERÊNCIAS

BIOGRÁFICAS

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Publié-e

2021-05-10

Comment citer

dos Santos Pirete Podolak, D., & Gomes dos Santos Silva, A. (2021). COISAS DE MENINAS E COISAS DE MENINOS: LIÇÕES DE GÊNERO NOS ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Debates Insubmissos, 4(12), 195–224. https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n12.p195-224

Numéro

Rubrique

Dossiê: Gênero, Sexualidade, Infância e Educação

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