RELAÇÕES DE SABER-PODER EM UMA ESCOLA DE CIDADE PEQUENA E DO INTERIOR: PROBLEMATIZANDO CONSTRUÇÕES ACERCA DAS HOMOSSEXUALIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n12.p270-298

Palavras-chave:

Saber-poder, Homossexualidades, Cidade pequena, Educar.

Resumo

Quais saberes, sobre as homossexualidades, vêm sendo (re)construídos em contextos de cidades pequenas e do
interior? Buscamos problematizar, a partir das observações e conversas realizadas em uma escola de cidade
pequena e do interior, como sujeitos e suas relações vêm sendo (re)construídos, posicionados e administrados no
que toca as relações de gênero e sexualidade. Tratamos tais categorias como resultados de negociações,
construções sócio-histórico-culturais e de relações de saber-poder sendo portanto necessário ter atenção aquilo
que aprendemos a ver da forma mais “natural possível” como “brincadeiras”, “piadas”, as divisões de tarefas e
atividades. Investir em debates voltados para a diversidade mostra que há olhares voltados para a construção de
espaços seguros, do coletivo e de seus indivíduos. A abordagem teórico-metodológica foi construída em diálogo
com a perspectiva pós-estruturalista, os estudos de gênero e sexualidade e contribuições de Michel Foucault.

Biografia do Autor

José Rodolfo Lopes da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, Brasil). Especialista em Relações de Gênero e Sexualidades. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, Brasil).

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AUTORIA

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Publicado

2021-05-10

Como Citar

Lopes da Silva, J. R. (2021). RELAÇÕES DE SABER-PODER EM UMA ESCOLA DE CIDADE PEQUENA E DO INTERIOR: PROBLEMATIZANDO CONSTRUÇÕES ACERCA DAS HOMOSSEXUALIDADES. Revista Debates Insubmissos, 4(12), 270–298. https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n12.p270-298

Edição

Seção

Pautas Insubmissas

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