RELAÇÕES DE SABER-PODER EM UMA ESCOLA DE CIDADE PEQUENA E DO INTERIOR: PROBLEMATIZANDO CONSTRUÇÕES ACERCA DAS HOMOSSEXUALIDADES
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n12.p270-298Palavras-chave:
Saber-poder, Homossexualidades, Cidade pequena, Educar.Resumo
Quais saberes, sobre as homossexualidades, vêm sendo (re)construídos em contextos de cidades pequenas e dointerior? Buscamos problematizar, a partir das observações e conversas realizadas em uma escola de cidade
pequena e do interior, como sujeitos e suas relações vêm sendo (re)construídos, posicionados e administrados no
que toca as relações de gênero e sexualidade. Tratamos tais categorias como resultados de negociações,
construções sócio-histórico-culturais e de relações de saber-poder sendo portanto necessário ter atenção aquilo
que aprendemos a ver da forma mais “natural possível” como “brincadeiras”, “piadas”, as divisões de tarefas e
atividades. Investir em debates voltados para a diversidade mostra que há olhares voltados para a construção de
espaços seguros, do coletivo e de seus indivíduos. A abordagem teórico-metodológica foi construída em diálogo
com a perspectiva pós-estruturalista, os estudos de gênero e sexualidade e contribuições de Michel Foucault.
Referências
AZEVEDO, Aroldo de. As Cidades. In.: AZEVEDO, Aroldo de (org.). Brasil: a terra e o homem. São Paulo: Companhia Editora Nacional/EDUSP, 1970.
BADINTER, Elizabeth. XY: sobre a identidade masculina. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.
BRITZMAN, Deborah. O que é esta coisa chamada AMOR – identidade homossexual, educação e currículo. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 21, p. 71-96, jan./jun. 1996.
BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2003.
CONNELL, Raewyn. Políticas da masculinidade. Educação & Realidade. Rio de Janeiro, 1995. Disponível em: Acesso em: 17/06/2020.
FERRARI, Anderson Ferrari; BARBOSA, José Gabriel Couto de Viveiros. Homossexualidades masculinas e cidade pequena. In: Revista Bagoas, Estudos Gays, Gênero e Sexualidade. UFRN n. 11, 2014, p. 211-236.
FERRARI, Anderson; DINALI, Wescley . Herança moderna disciplinar e controle dos corpos: quando a escola se parece com uma ‘gaiola’. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 28, p. 393-433, 2012.
FERRARI, Anderson. Quem sou eu? Que lugar ocupo? Grupos gays, educação e a construção do sujeito homossexual. 2005. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
_____. “O QUE É LOBA??? É UM JOGO SINISTRO, SÓ PARA QUEM FOR HOMEM...” – GÊNERO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR. In: 30° Reunião Anual da ANPED, 2007, Caxambu. Caderno de Resumos da 30° Reunião Anual da ANPED. Caxambu: Armazém das Letras, 2007. p. 261.
_____. Ma vie en rose: gênero e sexualidades por enquadramento e resistências. Educação e foco, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 117-141, mar/ago 2009.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
_____. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis/RJ: Vozes, 1999.
_____. A arqueologia do saber. Tradução Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. 3. reimp. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
FRESCA, Tânia Mara. Em defesa dos estudos das cidades pequenas no ensino de geografia. Geografia, Londrina, v.10, n.01, p. 27-34, 2001.
GIDDENS, Anthony. Sociologia; tradução Sandra Regina Netz. 4. Ed. – Porto Alegre: Artmed, 2005.
LOURO, Guacira Lopes. Corpo, Escola e Identidade. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 59-75, jul./dez. 2000a.
_____. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2.ed. Tradução dos artigos: Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2000b. P. 7-34.
_____. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
_____. Heteronormatividade e homofobia. In: JUNQUEIRA, Rogério. Diniz (Org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação/UNESCO, 2009. v. 32. p. 85-93.
MARSHALL, James. Michel Foucault: pesquisa educacional como problematização. In: PETERS, Michael e BESLEY, Tina. Por que Foucault? Novas diretrizes para a pesquisa educacional. Porto Alegre: Artmed, 2008.
MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora/UFPO, 2012. 80 p. (Série Cadernos da Diversidade, 6).
PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença (uma introdução). Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
RICHARDSON, Niall. Effeminophobia, Misogyny and Queer Friendship: The Cultural Themes of Channel 4's Playing it Straight. Sexualities, v. 12, n. 4, p. 525-544, 2009.
SANTOS, Luiz Henrique Sacchi dos. Sobre o etnógrafo-turista e seus modos de ver. In: COSTA, Marisa Vorraber; BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Caminhos investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, p. 9-22.
SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.20, n.2. jul.-dez., p.71-99, 1995.
AUTORIA
SILVA, Moacir Malheiros Fernandes. Tentativa de classificação das cidades brasileiras. Revista Brasileira de Geografia, Recife, v. 8, n. 3, p. 3-36, 1946.
VEIGA-NETO, Alfredo. Pensar a escola como uma instituição que pelo menos garanta a manutenção das conquistas fundamentais da Modernidade. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). A escola tem futuro? Rio de Janeiro: Lamparina, 2003. p. 97 - 118.
_____. Olhares... In: COSTA, Marisa Vorraber Costa (org.) Caminhos investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007, p. 39-60.
_____. Crise da modernidade e inovações curriculares: da disciplina para o controle. Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 7, p. 141-149, set./dez. 2008.
WOODWARD, Katryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). 9. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
