QUAIS SÃO OS ESPAÇOS SEGUROS PARA AS HOMOSSEXUALIDADES?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2020.v3.n11.p30-52

Palavras-chave:

espaços seguros, homossexualidades, resistências.

Resumo

O título do artigo representa o foco da nossa análise: quais são os espaços seguros para as homossexualidades? Essa é a questão que nos move nesta escrita que toma as provocações de Patrícia Hill Collins e Judith Butler para problematizar a constituição das homossexualidades vinculada aos espaços seguros para falar de si, para resistir e para construir novas maneiras de ser e estar no mundo. A perspectiva teórico-metodológica que orienta nossas análises é a pós-estruturalista, de inspiração foucaultiana, que toma a constituição dos sujeitos como resultado dos discursos, atravessados por relações de saber-poder.

Biografia do Autor

Anderson Ferrari, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Formado em Licenciatura e Bacharelado em Históira pela UERJ, Mestre em Educação pela UFJF, Doutor em Educação pela Unicamp, Pós-doutor em Cultura Visual e Educação pela Universidade de Barcelona/ Espanha. Professor adjunto da Faculdade de Educação da UFJF, professor permanente do PPGE/UFJF e coordenador do GESED/UFJF

Luiz Davi Mazzei, Universidade Federal Fluminense UFF

Mestre em Educação pela PUC/RS, Doutor em Filosofia pela Unisinos e Pós-doutorando em Educaçao pelo PPGE/UFJF.

Referências

BUTLER, Judith. Corpos que importam: os limites discursivos do “sexo”. São Paulo: n-1 edições, 2019.

_______. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019b.

COLLINS, Patrícia Hill. Pensamento feminista negro: o poder da autodefinição. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque. Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.

ELLSWORTH. Elizabeth. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Nunca fomos humanos - nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

FERRARI, Anderson. “Quem sou eu? Que lugar ocupo?” - Grupos Gays, Educação e a construção do Sujeito Homossexual. Tese de doutorado defendida em 2005, Faculdade de Educação Unicamp, 2005.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

_______. É inútil revoltar-se? In: FOUCAULT, Michel. Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

LOURO, Guacira Lopes. Cinema e Sexualidade. Revista Educação e Realidade, v. 33, nº 1, Porto Alegre: Editora UFRGS, 2008.

STUMM, Eugênio; WEINMANN, Amadeu. O cinema como criador de próteses: uma análise díldica de Os rapazes nas calçadas. Revista Periódicus, v.11, nº 1, 2019.

VILHENA, Junia; SOUZA, Alberto Carneiro Barbosa; UZIEL, Anna Paula; ZAMORA, Maria Helena; NOVAES, Joana V. Que família? Provocações a partir da homoparentalidade. Revista Mal-Estar e Subjetividade, Fortaleza, vol.11 nº 4, 2011.

Downloads

Publicado

2021-01-10

Como Citar

Ferrari, A., & Mazzei, L. D. (2021). QUAIS SÃO OS ESPAÇOS SEGUROS PARA AS HOMOSSEXUALIDADES?. Revista Debates Insubmissos, 3(11), 30–52. https://doi.org/10.32359/debin2020.v3.n11.p30-52

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.