DA COLONIZAÇÃO LITERÁRIA AO DESENCANTO DOS CONTOS DE FADAS: DESVELANDO OS PADRÕES DESIGUAIS ENTRE OS GÊNEROS NA LITERATURA CLÁSSICA INFANTIL DE CUNHO PATRIARCAL

Autores

  • Suzane Carvalho Domingos UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
  • Gustavo Gabaldo Grama de Barros Silva UNIVERSIDADE FFEDERAL DE JUIZ DE FORA.
  • Erika Neder dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora.

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p325-346

Palavras-chave:

Contos de fadas, colonização, patriarcado, emancipação.

Resumo

Este texto pretende elucidar como os contos de fadas tradicionais que circulam no ambiente escolar, influenciam na construção dos significados da vida social das crianças, quando estes contribuem para a reproduzir as desigualdades de gênero e consolidar a dominação de cunho patriarcal. Optando por uma abordagem interdisciplinar, autores do campo dos estudos feministas, da sociologia e da educação vem corroborar para evidenciar de forma crítica como a escola reforça os marcadores sociais da diferença ao invés de fomentar o empoderamento das mulheres. Os argumentos principais deste trabalho defendem que as distinções de brincadeiras e artefatos infantis por gênero, a imposição de um patriarcado literário, juntamente com a falta de representatividade de corpos socialmente desvalorizados ratificam a colonização na cultura e na formação das mulheres brasileiras. Este ensaio vem contribuir para o pensamento crítico no campo da educação quando constata que a escola precisa reorientar o currículo para as diversidades sociais e das infâncias, a fim de garantir meios de emancipação e protagonismos do gênero feminino através de novos valores.


Biografia do Autor

Suzane Carvalho Domingos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Licenciada em Pedagogia (FURG/RS), Especialista em Gestão Escolar (FIBMG), Psicopedagoga (FIBMG), Mestre em Educação Ambiental (FURG/RS) e Doutoranda (PPGCSO/UFJF).

Gustavo Gabaldo Grama de Barros Silva, UNIVERSIDADE FFEDERAL DE JUIZ DE FORA.

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (UFU), Mestre em Ciências Sociais (UFU), Doutorando em Ciências Sociais (PPGCSO/UFJF).

Erika Neder dos Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora.

Graduada em Direito (UERJ), Especialista em Gestão Pública (FAEL), Especialista em Direito Público (AMPERJ), Mestre em Direito (UFJF), doutoranda em Ciências Sociais (PPGCSO/UFJF).

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Publicado

2023-11-07

Como Citar

Domingos, S. C., Grama de Barros Silva, G. G., & dos Santos, E. N. (2023). DA COLONIZAÇÃO LITERÁRIA AO DESENCANTO DOS CONTOS DE FADAS: DESVELANDO OS PADRÕES DESIGUAIS ENTRE OS GÊNEROS NA LITERATURA CLÁSSICA INFANTIL DE CUNHO PATRIARCAL. Revista Debates Insubmissos, 6(21), 325–346. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p325-346

Edição

Seção

Pautas Insubmissas

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