DA COLONIZAÇÃO LITERÁRIA AO DESENCANTO DOS CONTOS DE FADAS: DESVELANDO OS PADRÕES DESIGUAIS ENTRE OS GÊNEROS NA LITERATURA CLÁSSICA INFANTIL DE CUNHO PATRIARCAL
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n21.p325-346Schlagworte:
Contos de fadas, colonização, patriarcado, emancipação.Abstract
Este texto pretende elucidar como os contos de fadas tradicionais que circulam no ambiente escolar, influenciam na construção dos significados da vida social das crianças, quando estes contribuem para a reproduzir as desigualdades de gênero e consolidar a dominação de cunho patriarcal. Optando por uma abordagem interdisciplinar, autores do campo dos estudos feministas, da sociologia e da educação vem corroborar para evidenciar de forma crítica como a escola reforça os marcadores sociais da diferença ao invés de fomentar o empoderamento das mulheres. Os argumentos principais deste trabalho defendem que as distinções de brincadeiras e artefatos infantis por gênero, a imposição de um patriarcado literário, juntamente com a falta de representatividade de corpos socialmente desvalorizados ratificam a colonização na cultura e na formação das mulheres brasileiras. Este ensaio vem contribuir para o pensamento crítico no campo da educação quando constata que a escola precisa reorientar o currículo para as diversidades sociais e das infâncias, a fim de garantir meios de emancipação e protagonismos do gênero feminino através de novos valores.
Literaturhinweise
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5 ed. Vozes. Petrópolis, RJ, 2013.
ATHAYDE, Tristão de. (LIMA, Alceu de Amoroso). Política. Livraria Católica, Rio de Janeiro, 1932.
BAEHR, Peter. The image of the veil in social theory. Theory and Society, v. 48, p. 535-558, 2019. Disponível em: https://tools.bard.edu/wwwmedia/files/8850342/12/ImageoftheVeil%20in%20SocialTheory.pdf. Acesso em: 02 jan. 2023.
BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos contos de fadas. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.
CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. Selo Negro, São Paulo, 2011.
FALCONI Isabela Mendes e FARAGO Alessandra Corrêa. Contos de Fadas: origem e contribuições para o desenvolvimento da criança. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, 2 (1): 85-111, 2015.
CORSARO, Willian. Acção colectiva e agencia nas culturas de pares infantis. UMINHO. IEC, 2004.
FANON, Frantz. Pele Negras, máscaras brancas. UBU Editora, São Paulo, 2020.
CASTRO, Roney P.; FERRARI, Anderson. Diferenças, sexualidades e subjetividades em jogo no contexto escolar. Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 40, p. 56-71, 2015. Disponível em: Acesso em: 20 abr. 2019.FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade e política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
GOLDANI, A. M. As famílias no Brasil contemporâneo e o mito da desestruturação. Cadernos Pagu, (1), 68–110. 2005.
LIRA, Aliandra Cristina; NUNES, Maristela. Ensinando a ser menina e menino: brinquedos e relações de gênero. Revista Ensino & Pesquisa, v. 14, n. 1, p.180- 200, jan./jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/849. Acesso em: 02 jan. 2023.
MAINARDES, Jefferson; STREMEL, Silvana. A teoria de Basil Bernstein e algumas de suas contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais e curriculares. Revista Teias, v. 11, n. 22, p. 31-54, mai./ago. 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/%20article/viewFile/24114/17092. Acesso em: 02 jan. 2023.
NUSSBAUM, Martha C. Fronteiras da justiça: Deficiência, nacionalidade, pertencimento à espécie. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2020.
PROPP, Vladimir. Morfologia do conto maravilhoso. São Paulo: Forense Universitária, 2001.
COAN Rozalir burigo. A presença de giambattista basile nas narrativas populares de charles perrault e dos irmãos grimm: os vultos de cinderela. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2009.
SANDRONI, Luciana (Org.). Os 77 melhores contos de Grimm. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.
SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da Infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. Braga. Centro de Estudos da criança, Universidade do Minho, 2002. p. 1-15.
SILVA, Tomaz Tadeu da Silva. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
VOLOBUEF, Karin. Um estudo do conto de fadas. Revista de Letras, São Paulo, v. 33, p. 99-114, 1993. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40542110. Acesso em: 02 jan. 2023.
WOLLSTONECRAFT, Mary. A reivindicação dos direitos da mulher. São Paulo: Boitempo, 2016.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Revista Debates Insubmissos

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
