ERA UMA VEZ: OS CONTOS DE FADAS E AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS

Autor/innen

  • Maria do Carmo Gonçalo Santos UFPE- DMTE
  • Amanda Teresinha Gomes Soares UPE

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2018.v1.n3.p32-62

Schlagworte:

Gênero, Contos de fadas, Representações femininas.

Abstract

Este artigo trata dos contos de fadas e as relações de gênero na perspectiva das professoras em sala de aula. Os contos como gênero literário, conteúdo e recurso pedagógico na educação são perpassados por construções de gênero, que podem influenciar a produção de identidades/identificações dicotômicas de masculino e feminino. Tomamos gênero como construção social e categoria de análise, nas perspectivas dialogais e plurais (BENTO, 2006; LOURO, 1997). A abordagem qualitativa (MINAYO, 2002) viabiliza a aproximação da realidade, através dos significados. A Análise de Conteúdo, como técnica de análise de dados (BARDIN, 1977), possibilitou identificar que os contos de fadas são utilizados com finalidade pedagógica pelas professoras. Embora as professoras reconheçam que os contos produzem estereótipos de gênero, revelam que não realizam abordagem de gênero no trabalho com os contos na prática docente.

Autor/innen-Biografien

Maria do Carmo Gonçalo Santos, UFPE- DMTE

Doutora em Educação pelo Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica, UFPE (2016), Bolsista da CAPES (2013-2016). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Profissionalização Docente - UFPE/CNPQ. Membro da equipe do projeto de extensão Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste (desde agosto de 2017), desenvolvendo atividades com a temática das diferenças, na Comunidade do Alto do Moura - Caruaru.Tem trabalhos publicados na área de currículo, gênero e formação de professores. Professora na UFPE, Centro de Educação, DMTE, no campo da Didática, do Currículo e do Estágio. Foi professora na UPE, na área de Didática e Metodologia do Ensino e Professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru; bem como, na Pós-graduação em Gestão e Coordenação Pedagógica. Professora colaboradora na disciplina Estágio Supervisionado na UFPE/CAA no Programa de Educação Intercultural Indígena (2016).

Amanda Teresinha Gomes Soares, UPE

Graduada em Pedagogia pela UFPE.

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2019-01-08

Zitationsvorschlag

Santos, M. do C. G., & Soares, A. T. G. (2019). ERA UMA VEZ: OS CONTOS DE FADAS E AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS. Revista Debates Insubmissos, 1(3), 32–62. https://doi.org/10.32359/debin2018.v1.n3.p32-62

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