CURRÍCULO ANTROPOFÁGICO: A LEITURA DA IMAGEM COMO PRÁTICA DE LIBERDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2022.v4.n16.p197-228

Palavras-chave:

metodologia triangular, arte/educação, leitura de imagem, currículo de arte.

Resumo

O Ensino da Arte ainda tem muito a se reinventar e despontar politicamente dentro do currículo escolar. Para discutirmos este assunto, revisitamos a pesquisa de Ana Mae Barbosa em busca de um reencontro com as lutas dos arte-educadores pelo direito à experiência estética dos sujeitos.  Apresentamos a necessidade de solidificar as bases da arte-educação antes de reinventá-la e, neste contexto, fulgura a Metodologia Triangular de Ana Mae. Sabemos por Paulo Freire que a leitura de mundo se antecipa à leitura da palavra, portanto, unindo a proposta da Pedagogia Crítica com a da Metodologia Triangular, numa visão antropofágica das relações ensino-aprendizagem em Arte, apresentamos nestes escritos um relato de experiência prática da leitura de imagem a favor da emancipação das consciências.

Biografia do Autor

João Luiz Simpício Porto, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Professor no Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (DLCE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutor em Educação e Práticas Educacionais Inclusivas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Hiran Pinel, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutor em Psicologia, professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES no Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Fenomenologia, Educação (Especial) e Inclusão

Caio Fernando Daumas de Sousa, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Graduando em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

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Publicado

2022-05-11

Como Citar

Porto, J. L. S., Pinel, H., & de Sousa, C. F. D. (2022). CURRÍCULO ANTROPOFÁGICO: A LEITURA DA IMAGEM COMO PRÁTICA DE LIBERDADE. Revista Debates Insubmissos, 5(16), 197–228. https://doi.org/10.32359/debin2022.v4.n16.p197-228

Edição

Seção

DOSSIÊ- ABORDAGEM TRIANGULAR: TEORIA DE INTERPRETAÇÃO DAS ARTES E CULTURAS VISUAIS - UMA TEORIA INSUBMISSA

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