CURRÍCULO ANTROPOFÁGICO: A LEITURA DA IMAGEM COMO PRÁTICA DE LIBERDADE
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2022.v4.n16.p197-228Palavras-chave:
metodologia triangular, arte/educação, leitura de imagem, currículo de arte.Resumo
O Ensino da Arte ainda tem muito a se reinventar e despontar politicamente dentro do currículo escolar. Para discutirmos este assunto, revisitamos a pesquisa de Ana Mae Barbosa em busca de um reencontro com as lutas dos arte-educadores pelo direito à experiência estética dos sujeitos. Apresentamos a necessidade de solidificar as bases da arte-educação antes de reinventá-la e, neste contexto, fulgura a Metodologia Triangular de Ana Mae. Sabemos por Paulo Freire que a leitura de mundo se antecipa à leitura da palavra, portanto, unindo a proposta da Pedagogia Crítica com a da Metodologia Triangular, numa visão antropofágica das relações ensino-aprendizagem em Arte, apresentamos nestes escritos um relato de experiência prática da leitura de imagem a favor da emancipação das consciências.
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