GÊNERO E CURRÍCULO: TENSÕES E CONTENÇÕES DE UM CONFLITUOSO RELACIONAMENTO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n13.p48-71

Palabras clave:

relacionamento, gênero, currículo

Resumen

Objetivando discutir como ocorre o relacionamento educacional entre currículo e gênero é que este trabalho surge. Para embasar as reflexões propostas, este estudo dialoga com autores/as como Silva (1996), Lopes e Macedo (2011) e Andrade e Santos (2013), que oferecem questionamentos sobre gênero, currículo e as relações de poder que entremeiam cada um desses campos. Valeu-se da revisão bibliográfica para tecer as ideias delimitadas para investigação e diante dos dados, fatos e relações feitas pôde-se concluir, e também reforçar, algo que a Educação Especial já falava há tempos, inserção e inclusão são coisas diferentes. Justamente por isso, aqui é assegurado em diversos momentos que gênero e currículo mantêm uma pseudo relação, pois um encontra-se imerso no outro, mas não nutrem um vínculo de reciprocidade, caracterizando esse relacionamento como meramente falacioso.

Biografía del autor/a

Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Universidade do Estado da Bahia

Doutora e Mestre em Educação pela FAE/UFMG. Professora Assistente da UNEB - Campus XII. Coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Paulo Freire (NEPE). Pesquisadora da linha “Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais”. Professora da disciplina “Educação de Jovens e Adultos” do curso de Pedagogia. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - Campus XII - Guanambi (1995), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia onde atua na graduação e nos cursos de especialização lato sensu. É professora externa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB). É Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). É líder do Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/CNPq). É coordenadora do Doutorado Interinstitucional ? Dinter UNEB/UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens, adultos e idosos, mulheres, práticas educativas, alfabetização e letramento. É autora de capítulos de livros, artigos em periódicos e anais de eventos científicos.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - Campus XII - Guanambi (1995), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia onde atua na graduação e nos cursos de especialização lato sensu. É professora externa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB). É Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). É líder do Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/CNPq). É coordenadora do Doutorado Interinstitucional ? Dinter UNEB/UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens, adultos e idosos, mulheres, práticas educativas, alfabetização e letramento. É autora de capítulos de livros, artigos em periódicos e anais de eventos científicos.Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - Campus XII - Guanambi (1995), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia onde atua na graduação e nos cursos de especialização lato sensu. É professora externa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB). É Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). É líder do Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/CNPq). É coordenadora do Doutorado Interinstitucional ? Dinter UNEB/UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens, adultos e idosos, mulheres, práticas educativas, alfabetização e letramento. É autora de capítulos de livros, artigos em periódicos e anais de eventos científicos.

Dinalva de Jesus Santana Macêdo, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2015). Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2008). Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental pela Universidade do Estado da Bahia (2000). Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz em 1999. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia em 1995. Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia. É professora do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), vinculada à linha de pesquisa, Currículo, Práticas educativas e Diferença. É membro do Comitê da Câmara de Povos e Comunidades Tradicionais do Conselho de Desenvolvimento Territorial do Sertão Produtivo (CODESP). Membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica da Uneb, na área de Ciências Humanas. Tem experiência em Educação com ênfase em Currículo, Didática, Pesquisa e Prática Pedagógica, Metodologia da Alfabetização, Avaliação, Educação e Cultura afro-­Brasileira, História e Cultura Afro­-Brasileira e Indígena. Coordenadora do Grupo de Estudos Educação e Relações Étnico-Raciais: saberes e práticas afro-brasileiras e quilombolas do Território de Identidade do Sertão Produtivo. Membro do Conselho Municipal de Educação de Guanambi representando os docentes do Ensino Superior. Professora Pesquisadora do Núcleo de Estudo Pesquisa e Extensão Paulo Freire (NEPE), vinculada à linha de pesquisa Currículo, Diversidade e Formação Docente. É membro do Grupo de Pesquisa Educação e Diversidade da UNEB/PPGEDUC. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É parecerista AD hoc do GT21/ANPED, Educação e Relações Étnico-raciais. Discute os seguintes temas: currículo, diversidade cultural, interculturalidade, diferença, descolonização, quilombos, racismo, identidade étnico-racial, práticas educativas, educação das relações étnico-raciais, educação escolar quilombola e formação docente.

Samara Gomes Aguiar, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB / DEDC - Campus XII (2018). Vinculada à linha de pesquisa Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudo Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire – (NEPE-CNPq). Participou como voluntária do Programa de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UNEB (2016-2017); Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/FAPESB (2017-2018). Atualmente, mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação na linha de pesquisa: Currículos, Práticas Educativas e Diferenças pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Vitória da Conquista (PPGEd/UESB). Bolsista FAPESB.

Citas

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Publicado

2021-09-10

Cómo citar

Reis, S. M. A. de O., Macêdo, D. de J. S., & Aguiar, S. G. (2021). GÊNERO E CURRÍCULO: TENSÕES E CONTENÇÕES DE UM CONFLITUOSO RELACIONAMENTO. Revista Debates Insubmissos, 4(13), 48–71. https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n13.p48-71

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