AÇÃO CULTURAL PARA LIBERTAÇÃO: OS ERROS METODOLÓGICOS EVIDENCIADOS PELO FILME “O POÇO”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n25.p91-117

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação Libertadora, Realismo capitalista, Conscientização

Resumo

Paulo Freire pode ser considerado uma referência no pensamento libertador da contemporaneidade. Sua construção teórica foi capaz de sistematizar uma teoria das ações coletivas dialéticas, pensando não somente em compreender a sociedade da época e seus mecanismos de práxis, mas também um contraponto a esta práxis, pensando não na perpetuação social, mas na mudança da realidade concreta. Entretanto, ainda que existam subsídios teórico-metodológicos da ação cultural para libertação, seja nos movimentos sociais, seja na escola enquanto esfera social responsável pela formação humana, frequentemente pode ser observado práticas libertadoras que utilizam de metodologias dos grupos dominantes em seu desenvolvimento. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar a educação para libertação contida no filme “O Poço” buscando clarificar os processos coerentes de emancipação dos oprimidos, conforme a ótica de Paulo Freire. A pesquisa é de natureza qualitativa, utiliza-se dos pressupostos da pesquisa documental para a constituição dos dados. A análise dos dados constituídos se dá de maneira dedutiva e, sustenta-se na teoria da Educação Libertadora de Paulo Freire. Por meio da arte, é possível tomar distância epistemológica da realidade concreta para admirá-la, desta forma, analisar o filme “O Poço” como um documento histórico revela fatos corriqueiramente esquecidos pelo quefazer da ação cultural para a libertação. Com isso, é cada vez mais urgente revisitar as teorias críticas da ação cultural para libertação, sejam elas gerais ou aplicadas diretamente à escola, pois o realismo capitalista impossibilita uma ação autenticamente transgressora.

Biografia do Autor

Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e doutorado em Educação para a Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Possui graduação em Filosofia pela Uninter (2021). É professor Adjunto do departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão e professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (UTFPR - Campo Mourão), do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR - Londrina) e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. É embaixador da NASE (Network for Astronomy School Education) no Brasil. É líder do grupo de pesquisa LADECA (Laboratório para o desenvolvimento do ensino de Ciências e Astronomia). É coordenador do Polo Astronômico Rodolpho Caniato da UTFPR - Campo Mourão e coordenador do Programa para o desenvolvimento do ensino de Ciências e Astronomia da UTFPR - Campo Mourão. É membro do NAPI (Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação) - Fenômenos extremos do Universo. É coordenador da linha 4: Educação em espaçoes não formais e Divulgação científica) do ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências). Tem experiência na área de Física, com ênfase em ENSINO E DIVULGAÇÃO DE FÍSICA e ASTRONOMIA, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos e sequências de Ensino e Aprendizagem para o Ensino de Ciências (Física) e/ou Astronomia; Formação inicial e continuada de professores para o Ensino de Ciências (Física) e/ou Astronomia; Educação em espaços não formais e divulgação de Astronomia de Astronomia em ambientes não formais.

Referências

BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega. 26ª ed, v. 1. Petrópolis – RJ: Editora Vozes. 2015a.

BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega. 26ª ed, v. 2. Petrópolis – RJ: Editora Vozes. 2015b.

BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega. 26ª ed, v. 3. Petrópolis – RJ: Editora Vozes. 2015c.

CECHINEL, André et. al. Estudo / Análise documental: uma revisão teórica e metodológica. Criar Educação, 5 (1): 1-7, 2016. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2446. Acesso em 30 dez 2022.

CELLARD, André. Análise documental. In: POUPART, J. et al. (org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.

CRESWELL, John Ward. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Tradução de Sandra Mallmann da Rosa. Porto Alegre: Penso, 2014.

DAWKINS, Richard. Deus, um delírio. Tradução de Fernanda Ravagnani. São Paulo: companhia das Letras. 2007.

DESCARTES, Renné. Discurso do método. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

DOURADO, Simone; RIBEIRO, Ednaldo. Metodologia qualitativa e quantitativa. In: MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; BATISTA, M. C. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 1ª edição. Maringá, PR. Gráfica e Editora Massoni. 2021.

FISHER, Mark. Realismo capitalista: é mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo?. Autonomia Literária, 2020.

FONSECA, Marcos Orso da; BATISTA, Michel Corci. PRESSUPOSTOS PARA UM CURRÍCULO LIBERTADOR: pensando o documento a partir de Paulo Freire. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–18. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/66128. Acesso em 10 jul. 2023.

FONTANA, Felipe.; PEREIRA, Ana Carolina Torrente. Pesquisa Documental. In: MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. O.; BATISTA, M. C. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 1ª edição. Maringá, PR. Gráfica e Editora Massoni. 2021.

FREDERICO, Celso. Classes e lutas sociais. CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília, DF, 2009.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 19ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2022e.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Direitos Humanos e Educação Libertadora: Gestão democrática da Educação Pública na cidade de São Paulo. (Org.) Ana Maria Araújo Freire e Erasto Portes Mendonça. 4ª ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 2021c.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Educação como prática da liberdade. 51ª ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 2021a.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Educação e Mudança. 46ª ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 2021b.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 8ª ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 2022c.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia da Solidariedade. (Orgs) Ana Maria Araújo Freire; Walter Ferreira de Oliveira. 4ª ed. São Paulo / Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 2021d.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia da Tolerância. (Org.) Ana Maria Araújo Freire. 9ª ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 2022b.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia do oprimido. 82ª ed. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro. 2022a.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Política e Educação. 10ª ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 2022d.

FREIRE, Paulo Reglus Neves; FAUNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

FREIRE, Paulo Reglus Neves; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 12 ª ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 2023.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Editora Record, 2011.

I ILHA DAS FLORES. Jorge Furtado. Porto Alegre: Casa de Cinema de Porto Alegre. 1989. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Hh6ra-18mY8.

KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de investigaciones UNAD, v. 14, n. 2, p. 55-73, 2015.

MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; BATISTA, Michel Corci. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 1ª edição. Maringá, PR. Gráfica e Editora Massoni. 2021.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O Manifesto Comunista. Trad. Maria Lucia Como. 4. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2022.

MARX, Karl. O Capital-Livro 1: Crítica da economia política. Livro 1: O processo de produção do capital. Boitempo Editorial. 2015a.

MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. Boitempo Editorial, 2015b.

MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido do retrato do colonizador. Tradução de Marcelo Jacques de Moraes. 4ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2023.

MORIN, Edgar. O método 1: a natureza da natureza. Tradução de Ilana Heineberg. Porto Alegre: Sulina, 2016.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulina. 2007.

O POÇO. Direção de Galder Gaztelu-Urrutia. Espanha: Netflix 2019.

SAFATLE, Vladimir; SILVA JUNIOR, Nelson; DUNKER, Christian (Orgs). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. 1ª ed, 3ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica. 2022.

SILVA, Edlaine Santos Barros da. UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A CORRELAÇÃO ENTRE O FILME “O POÇO” E O MODELO SOCIOECONÔMICO CONTEMPORÂNEO. Revista Direito no Cinema, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 17–22, 2020. Disponível em: https://itacarezinho.uneb.br/index.php/direitonocinema/article/view/8896. Acesso em: 11 jul. 2023.

TREVISAN, João Silvério. Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. 4ª Ed, rev., atual e ampliada. Rio de Janeiro: Objetiva. 2018.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de pesquisa. 2. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2011.

Downloads

Publicado

2024-09-25

Como Citar

Orso da Fonseca, M., & Corci Batista, M. (2024). AÇÃO CULTURAL PARA LIBERTAÇÃO: OS ERROS METODOLÓGICOS EVIDENCIADOS PELO FILME “O POÇO”. Revista Debates Insubmissos, 7(25), 91–117. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n25.p91-117

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.