Fome de viver: uma análise imagética do vestuário de John (David Bowie)
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n12.p320-326Abstract
Dirigido por Tony Scott, o filme traz uma áurea sombria que circunda os personagens principais. O diretor até então fazia trabalhos na área de publicidade e propaganda, destinadas a comerciais televisivos e clips musicais, este fato é demonstrado na estética do filme, que possui uma fotografia escura, somada a alguns elementos de cena que compõem o exagero, além de algumas inserções de aparições da banda punk Bauhaus, que canta a música Bela Lugosi’ s dead, um hino gótico sobre o vampirismo. Com figurino produzido por Milena Canonero (conhecida por seus trabalhos com Kubrick) e premiada com o Oscar por seus figurinos no filme Carruagens de fogo (1981), os personagens se apresentam com uma indumentária típica da subcultura gótica, e dos jovens Yuppies. Há uma parceria com Yves Saint Laurent que faz o figurino de Miriam; unido características de uma mulher forte, e clássica; trazendo uma conotação de empoderamento da personagem perante a trama.
Riferimenti bibliografici
CRANE, Diana. A Moda e seu papel social classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.
Referências digitais:
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-30460/
http://www.eovideolevou.com.br/locacao/filme/assuntos.asp?ca=1186
http://www.lado-m.com/yves-saint-laurent-um-genio-imortal/
https://www.letras.mus.br/bauhaus/3391/traducao.html
http://www.significados.com.br/empoderamento/
http://www.spectrumgothic.com.br/musica/bandas/bauhaus/bio_bauhaus.htm
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