Gramática e números: forma de vida e jogos de linguagem matemáticos

Autores

  • Ieda Maria Giongo Univates
  • Mariana Torreão Monte FAINOR

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.109922

Palavras-chave:

etnomatemática, cálculo, engenharia e ensino

Resumo

O artigo apresenta alguns resultados de uma investigação que teve por objetivo central problematizar uma prática pedagógica efetivada na disciplina de Cálculo II, em um Curso de Engenharia da Computação. Tendo como aportes teórico-metodológicos o campo da Etnomatemática em seus entrecruzamentos com as ideias da maturidade de Ludwig Wittgenstein e algumas ferramentas foucaultianas, a prática pedagógica investigativa ocorreu numa turma composta de 30 estudantes que cursava a disciplina Cálculo Diferencial e Integral II. O material de pesquisa se constituiu de diário de campo da professora pesquisadora, entrevistas, gravadas e transcritas, realizadas com um grupo de engenheiros; filmagens dos encontros da prática pedagógica e relatórios e papers produzidos pelos estudantes. A análise do material de pesquisa permitiu compreender que a matemática acadêmica é uma etnomatemática e, como tal, faz parte da formação dos engenheiros e seus saberes. Entretanto, é potente a abertura, nas disciplinas de Cálculo, para a linguagem dos profissionais da área, pois seus planejamentos e objetos de trabalho podem enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem na graduação dos estudantes.

 

Referências

CONDÉ, Mauro Lúcio Leitão. Wittgenstein: linguagem e mundo.São Paulo: Anablume, 1998.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan.Etnomatemática: um Programa.A Educação Matemática em Revista (SBEM), Ano 1, n. 1, 2º semestre,p. 5-11.1993.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan.Etnomatemática –elo entre as tradições e a modernidade.Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

FISCHER,Rosa Maria Bueno. Foucault e a Análise do Discurso em Educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 114, p. 197-223, novembro/ 2000.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Trad. Roberto Machado.Rio Janeiro: Graal, 2002.

GIONGO, Ieda Maria. Disciplinamento e Resistência dos Corpos e Saberes:Um estudo sobre a educação matemática da Escola Estadual Técnica Agrícola Guaporé. 2008. Tese (Doutorado) -Programa de Pós-Graduação em Educação, Unisinos, São Leopoldo, 2008.

GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. Uma concepção pragmática do ensino e da aprendizagem. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.33, n.3, p.459-470,2007.

JESUS, Cristiano Sílvio de; LUCAS, Jucileide das Dores; MAPA, Thiersse Fany Modesto. Reflexões sobre o ensino de cálculo diferencial e integral II: UFOP e IFMG-OP numa parceria pela busca da diminuição do índice de reprovação na disciplina. Revista de Educação Matemática da UFOP, OuroPreto,2010.

KNIJNIK, Gelsa. O político, o social e o cultural no ato de educar matematicamente as novas gerações. In: MATOS, João Felipe;FERNANDES, Elsa (orgs.). Actas do PROFMAT. Lisboa: Associação dos Professores de Matemática de Portugal, 2000, p. 48-60.

KNIJNIK, Gelsa et al. Etnomatemática em Movimento.Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

KURATA, Katsuyoshi. O ensino de Cálculo para cursos superiores de tecnologia na área ambiental: aspectos motivacionais do aluno. 2007. Dissertação(Mestradoem gestão, desenvolvimento e formação) -Programa de Pós-Graduação,Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo,2007.

MELLO, João Carlos Correia Batista; MELLO, Maria Helena Campos Soares de; FERNANDES, Artur José Silva. Mudanças no ensino de Cálculo I: Histórico e Perspectivas. 2001. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/267545627_MUDANCAS_NO_ENSINO_DE_CALCULO_I_HISTORICO_E_PERSPECTIVAS. Acesso em:nov.2013.

NASCIMENTO, Jorge Luiz. Uma proposta metodológica para a disciplina de Cálculo I.Anais do VI Encontro de Educação em Engenharia. Rio de Janeiro: Escola Politécnica da UFRJ, 2000.Disponível em http: www. pp.ufu.br/trabalhos/04.PDF. Acesso em julho de 2013.

VEIGA NETO, Alfredo.Foucault & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

VEIGA-NETO, Alfredo. Teoria eMétodo em Michel Foucault (im)possibilidades.Cadernos de Educação,FaE/PPGE/UFPel,Pelotas, v.34, p.83-94, setembro/dezembro, 2009.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

Downloads

Publicado

2019-09-15

Como Citar

Giongo, I. M., & Monte, M. T. (2019). Gramática e números: forma de vida e jogos de linguagem matemáticos. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 10(2). https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.109922

Edição

Seção

ARTIGOS