AS ESCOLAS RADIOFÔNICAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA: DEPOIMENTOS ORAIS

Leandro Silvio Katzer Rezende Maciel, Márcia Maria Alves de Assis

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar o que foram as Escolas Radiofônicas de Natal e qual a sua relação com o ensino da Matemática, tendo como principal fonte de pesquisa os depoimentos orais. Para tanto, utilizou-se procedimentos inerentes à História Oral, como a entrevista semi-estruturada, a gravação e a textualização. Neste sentido, destaca-se a entrevista com o Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro, Dom Eugênio de Araújo Sales – um dos precursores das escolas radiofônicas destinadas às zonas rurais. Logo, apresentar-se-á a introdução, justificando os aspectos teórico-metodológicos, delimitando o escopo da pesquisa e contextualizando brevemente o surgimento do rádio educativo; em seguida  explica-se o que foram as Escolas Radiofônicas, bem como a sua relação com o ensino da Matemática para, adiante, apresentar a textualização da entrevista com Dom Eugênio Sales. Nas considerações finais, além de parte dos resultados desta pesquisa, há reflexões sobre a importância das entrevistas para uma produção histórica. Portanto, este artigo é uma produção que torna pública uma textualização, que apresenta parte da história do Ensino à Distância, bem como traz novas indagações para a História da Educação Matemática.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v2i2.2155

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br