AS ESCOLAS RADIOFÔNICAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA: DEPOIMENTOS ORAIS

Autores/as

  • Leandro Silvio Katzer Rezende Maciel Universidade Bandeirante de São Paulo
  • Márcia Maria Alves de Assis Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar o que foram as Escolas Radiofônicas de Natal e qual a sua relação com o ensino da Matemática, tendo como principal fonte de pesquisa os depoimentos orais. Para tanto, utilizou-se procedimentos inerentes à História Oral, como a entrevista semi-estruturada, a gravação e a textualização. Neste sentido, destaca-se a entrevista com o Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro, Dom Eugênio de Araújo Sales – um dos precursores das escolas radiofônicas destinadas às zonas rurais. Logo, apresentar-se-á a introdução, justificando os aspectos teórico-metodológicos, delimitando o escopo da pesquisa e contextualizando brevemente o surgimento do rádio educativo; em seguida  explica-se o que foram as Escolas Radiofônicas, bem como a sua relação com o ensino da Matemática para, adiante, apresentar a textualização da entrevista com Dom Eugênio Sales. Nas considerações finais, além de parte dos resultados desta pesquisa, há reflexões sobre a importância das entrevistas para uma produção histórica. Portanto, este artigo é uma produção que torna pública uma textualização, que apresenta parte da história do Ensino à Distância, bem como traz novas indagações para a História da Educação Matemática.

Biografía del autor/a

Leandro Silvio Katzer Rezende Maciel, Universidade Bandeirante de São Paulo

Graduado em Matemática e Administração, Mestre em Educação Matemática, Doutorando em Educação Matemática - bolsista FAPESP com dedicação exclusiva.

Márcia Maria Alves de Assis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Atualmente é Vice Diretora da Sociedade Brasilera de Educação Matemática, regional do RN (SBEM/RN), estatutária do Instituto de Educação Superior Preseidente Kennedy e estatutária - Secretaria Municipal de Educação.

Publicado

2011-10-24

Cómo citar

Maciel, L. S. K. R., & Assis, M. M. A. de. (2011). AS ESCOLAS RADIOFÔNICAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA: DEPOIMENTOS ORAIS. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 2(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2155

Número

Sección

ARTIGOS