AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE ESTUDO REALIZADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Maria Ivete Basniak

Resumo


Este trabalho pretende apresentar algumas reflexões em relação a avaliação em Matemática, a partir de um estudo realizado com alunos do terceiro ano do curso de Licenciatura em Matemática na disciplina de Metodologia do Ensino. Inicialmente, na introdução do trabalho, apresenta-se algumas questões sobre avaliação que são discutidas ao longo do trabalho. Apresenta-se a seguir como a concepção que se tem da matemática pode influenciar a forma como o professor avalia os alunos. Parte-se então para o estudo realizado com alunos do terceiro ano do curso de Licenciatura em Matemática sobre avaliação em Matemática, o qual foi realizado mediante questões, atividades e discussões realizadas na disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática, em paralelo ao estágio de regência. Discute-se ainda brevemente sobre a avaliação enquanto prática pedagógica envolvendo diferentes metodologias e em particular TICs. O estudo possibilitou verificar que a avaliação para os acadêmicos está fortemente relacionada a concepções históricas de avaliação, e ainda apresenta raízes na pedagogia tradicional, devendo assim, a avaliação ser tema de constantes debates e estudos em todas as áreas, e também especificamente em Matemática.


Palavras-chave


Avaliação, Formação, Educação, Matemática, Tecnologias

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v3i2.2157

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br