As Tecnologias Vistas pelos Alunos: um estudo sobre as representações sociais na escola pública

Viviane de Bona, Lícia de Souza Leão Maia

Resumo


Este artigo é parte de uma pesquisa sobre ser criança na contemporaneidade e suas relações com as tecnologias. Elaboramos um recorte sobre o sentido atribuído às tecnologias por 52 alunos de escolas públicas da cidade do Recife-PE. Para as crianças as tecnologias fazem parte de sua vida e de seu mundo. Elas se apropriam das tecnologias em suas brincadeiras e em seus jogos, aparecendo como mais uma forma de lazer, uma nova maneira de comunicação entre colegas, sendo natural e totalmente integrada no seu dia-a-dia. Tais aspectos são evidenciados pela referência feita pelos entrevistados aos aparelhos tecnológicos presentes no cotidiano e a forma como os utilizam. Outro aspecto posto em evidência nesse estudo são as possibilidades formativas das tecnologias para a aprendizagem.


Palavras-chave


Criança; Tecnologias; Formação; Aprendizado; Representações Sociais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v3i1.2165

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br