As Tecnologias Vistas pelos Alunos: um estudo sobre as representações sociais na escola pública

Autori

  • Viviane de Bona Universidade Federal de Pernambuco
  • Lícia de Souza Leão Maia Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Parole chiave:

Criança, Tecnologias, Formação, Aprendizado, Representações Sociais.

Abstract

Este artigo é parte de uma pesquisa sobre ser criança na contemporaneidade e suas relações com as tecnologias. Elaboramos um recorte sobre o sentido atribuído às tecnologias por 52 alunos de escolas públicas da cidade do Recife-PE. Para as crianças as tecnologias fazem parte de sua vida e de seu mundo. Elas se apropriam das tecnologias em suas brincadeiras e em seus jogos, aparecendo como mais uma forma de lazer, uma nova maneira de comunicação entre colegas, sendo natural e totalmente integrada no seu dia-a-dia. Tais aspectos são evidenciados pela referência feita pelos entrevistados aos aparelhos tecnológicos presentes no cotidiano e a forma como os utilizam. Outro aspecto posto em evidência nesse estudo são as possibilidades formativas das tecnologias para a aprendizagem.

Biografie autore

Viviane de Bona, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Possui graduação em Pedagogia. É mestre em Educação Matemática e Tecnológica - UFPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em processos de ensino-aprendizagem e em representações sociais.

Lícia de Souza Leão Maia, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco. É doutora em Sciences de L’education - Université de Paris V (Sorbonne). Atua nos Programas de Pós-graduação em Educação e no de Educação Matemática e Tecnológica. Tem experiência nas áreas de Psicologia e de Educação com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, representações sociais e processos de ensino-aprendizagem, de maneira particular na área de matemática.

Pubblicato

2012-07-20

Come citare

Bona, V. de, & Maia, L. de S. L. (2012). As Tecnologias Vistas pelos Alunos: um estudo sobre as representações sociais na escola pública. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 3(1). Recuperato da https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2165

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS