O Uso de Fontes Originais da História da Ciência na Formação do Professor de Matemática

Maria José de Freitas Mendes, Bernadete Barbosa Morey

Resumo


O objetivo desse artigo é mostrar a importância do conhecimento da História da Ciência na formação do professor de Matemática. Nele, relatamos uma investigação sobre como viabilizar uma formação mais ampla e multidisciplinar aos estudantes de graduação, futuros professores da Matemática. O estudo – cuja base se filia às ideias veiculadas pelo livro De Revolutionibus Orbium Coelestium de Nicolau Copérnico - foi realizado em uma turma de Didática da Matemática, disciplina do Curso de Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Concluímos que o desenvolvimento de atitudes, de habilidades e de competências, gerado pelo estudo, torna possível que a preparação profissional aconteça de forma integral e integrada.

Palavras-chave


História da Ciência. Formação do Professor de Matemática.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v3i1.2169

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br