Possibilidades de Intervenção num Contexto de Ensino e Avaliação em Matemática

Marcele Tavares Mendes, André Luis Trevisan, Regina Luzia Corio de Buriasco

Resumo


Propomo-nos neste artigo apresentar alguns apontamentos sobre avaliação, buscando caracterizar o modo como essa atividade é concebida no GEPEMA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Avaliação, da Universidade Estadual de Londrina.Discutimos o significado de intervenção no campo da educação e o papel do professor no desenvolvimento dessa tarefa, em especial quando se toma a avaliação como um processo integrado aos processos de ensino e de aprendizagem. Finalizamos trazendo algumas características da Educação Matemática Realística (RME), abordagem para o ensino e a avaliação em Matemática defendida pelo grupo, evidenciando as possibilidades de intervenção do professor nesse contexto.


Palavras-chave


Educação Matemática. Educação Matemática Realística. Avaliação da Aprendizagem. Intervenção.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v3i1.2171

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br