Possibilidades de Intervenção num Contexto de Ensino e Avaliação em Matemática

Autori

  • Marcele Tavares Mendes Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • André Luis Trevisan Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Regina Luzia Corio de Buriasco Universidade Estadual de Londrina

Parole chiave:

Educação Matemática. Educação Matemática Realística. Avaliação da Aprendizagem. Intervenção.

Abstract

Propomo-nos neste artigo apresentar alguns apontamentos sobre avaliação, buscando caracterizar o modo como essa atividade é concebida no GEPEMA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Avaliação, da Universidade Estadual de Londrina.Discutimos o significado de intervenção no campo da educação e o papel do professor no desenvolvimento dessa tarefa, em especial quando se toma a avaliação como um processo integrado aos processos de ensino e de aprendizagem. Finalizamos trazendo algumas características da Educação Matemática Realística (RME), abordagem para o ensino e a avaliação em Matemática defendida pelo grupo, evidenciando as possibilidades de intervenção do professor nesse contexto.

Biografie autore

Marcele Tavares Mendes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina, docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina.

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina, docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Apucarana.

Regina Luzia Corio de Buriasco, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação, docente do Depto. de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina.

Pubblicato

2012-08-17

Come citare

Mendes, M. T., Trevisan, A. L., & Buriasco, R. L. C. de. (2012). Possibilidades de Intervenção num Contexto de Ensino e Avaliação em Matemática. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 3(1). Recuperato da https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2171

Fascicolo

Sezione

ENSAIOS