A Provinha Brasil de Matemática: reflexões com base numa aplicação piloto
Resumo
Este estudo versa sobre dados coletados por meio de observação da aplicação do pré-teste de itens que comporão o banco de dados da Provinha Brasil de Matemática. Iniciamos com um breve histórico dos programas de avaliação implantados no Brasil, a partir da década de 1990, para contextualizar o surgimento do programa da Provinha Brasil e caracterizar o que o diferencia dos anteriores. Neste artigo analisamos dados oriundos do acompanhamento do pré-teste realizado em novembro de 2010 em escolas da rede pública da Cidade do Rio de Janeiro. O acompanhamento foi realizado por professores que participam de nosso grupo de pesquisa utilizando um roteiro de observação construído coletivamente. Cabe destacar a importância da divulgação de características deste sistema de avaliação, ainda pouco compreendidas pelas redes e seus professores, de modo a contribuir para evitar usos indevidos do projeto e dos dados dele resultantes. A pesquisa revelou que fazer um teste de múltipla escolha não impactou as crianças das salas de aula observadas no Rio de Janeiro. As dificuldades observadas estiveram relacionadas com a estrutura dos itens e a quantidade de itens de cada caderno, que se revelou excessiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.

