A Provinha Brasil de Matemática: reflexões com base numa aplicação piloto

Mônica Cerbella Freire Mandarino, Flávia Renata Franco Lopes Coelho

Resumo


Este estudo versa sobre dados coletados por meio de observação da aplicação do pré-teste de itens que comporão o banco de dados da Provinha Brasil de Matemática. Iniciamos com um breve histórico dos programas de avaliação implantados no Brasil, a partir da década de 1990, para contextualizar o surgimento do programa da Provinha Brasil e caracterizar o que o diferencia dos anteriores. Neste artigo analisamos dados oriundos do acompanhamento do pré-teste realizado em novembro de 2010 em escolas da rede pública da Cidade do Rio de Janeiro. O acompanhamento foi realizado por professores que participam de nosso grupo de pesquisa utilizando um roteiro de observação construído coletivamente. Cabe destacar a importância da divulgação de características deste sistema de avaliação, ainda pouco compreendidas pelas redes e seus professores, de modo a contribuir para evitar usos indevidos do projeto e dos dados dele resultantes. A pesquisa revelou que fazer um teste de múltipla escolha não impactou as crianças das salas de aula observadas no Rio de Janeiro. As dificuldades observadas estiveram relacionadas com a estrutura dos itens e a quantidade de itens de cada caderno, que se revelou excessiva.


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DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v2i3.2176

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