A Provinha Brasil de Matemática: reflexões com base numa aplicação piloto

Autores/as

  • Mônica Cerbella Freire Mandarino UNIRIO
  • Flávia Renata Franco Lopes Coelho Colégio São Bento

Resumen

Este estudo versa sobre dados coletados por meio de observação da aplicação do pré-teste de itens que comporão o banco de dados da Provinha Brasil de Matemática. Iniciamos com um breve histórico dos programas de avaliação implantados no Brasil, a partir da década de 1990, para contextualizar o surgimento do programa da Provinha Brasil e caracterizar o que o diferencia dos anteriores. Neste artigo analisamos dados oriundos do acompanhamento do pré-teste realizado em novembro de 2010 em escolas da rede pública da Cidade do Rio de Janeiro. O acompanhamento foi realizado por professores que participam de nosso grupo de pesquisa utilizando um roteiro de observação construído coletivamente. Cabe destacar a importância da divulgação de características deste sistema de avaliação, ainda pouco compreendidas pelas redes e seus professores, de modo a contribuir para evitar usos indevidos do projeto e dos dados dele resultantes. A pesquisa revelou que fazer um teste de múltipla escolha não impactou as crianças das salas de aula observadas no Rio de Janeiro. As dificuldades observadas estiveram relacionadas com a estrutura dos itens e a quantidade de itens de cada caderno, que se revelou excessiva.

Biografía del autor/a

Mônica Cerbella Freire Mandarino, UNIRIO

Professora do Departamento de Didática da UNIRIO, do Programa de Mestrado em Educação da UNIRIO e do Programa de Mestrado em Ensino de Matemática da UFRJ.

Flávia Renata Franco Lopes Coelho, Colégio São Bento

Professora do Colégio São Bento. Coordenadora pedagógica no Município de Duque de Caxias. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UNIRIO.

Publicado

2011-12-12

Cómo citar

Mandarino, M. C. F., & Coelho, F. R. F. L. (2011). A Provinha Brasil de Matemática: reflexões com base numa aplicação piloto. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 2(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2176

Número

Sección

ARTIGOS