Saberes e práticas formadoras para o ensino de matemática na escola básica.

Autores

  • Ana Teresa de C. C. de Oliveira UFRJ

Resumo

Nesse texto, são apresentados e discutidos os resultados de uma pesquisa feita com formadores de professores que vão ensinar matemática nos anos iniciais, atuantes em cursos públicos de formação inicial de professores, no Rio de Janeiro, e anuncia-se outra pesquisa, em desenvolvimento, que lhe dá continuidade. Os dados da pesquisa já concluída foram coletados por meio de entrevistas e análise de documentos. A atual pesquisa foca-se na disciplina de didática especial de matemática (ou equivalentes), presente nos cursos de licenciatura em matemática, e realiza-se no âmbito de estágio de pós-doutoramento, com fomento do CNPq. Interessa, em ambas, saber como os formadores da disciplina que se encarrega pela formação didático-pedagógica em matemática nos cursos de formação, problematizam e tratam os conhecimentos relativos ao ensino de matemática na educação básica.

Biografia do Autor

Ana Teresa de C. C. de Oliveira, UFRJ

Professora adjunta II da FAculdade de Educação da UFRJ, pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores-LEPED, professora do Programa de Pós graduação em Ensino de Matemática do IM/UFRJ, Pós doutoranda da FE da UNICAMP.

Downloads

Publicado

2012-04-02

Como Citar

Oliveira, A. T. de C. C. de. (2012). Saberes e práticas formadoras para o ensino de matemática na escola básica. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 2(3). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2180

Edição

Seção

ARTIGOS