O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO ONLINE

Autores

  • Carmen Lúcia de Araújo Paiva Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas

Resumo

O trabalho docente na educação online apresenta características específicas que merecem estudo. Autores como Mill et al (2008) e Fidalgo et al (2008) expressam preocupações com a precarização do trabalho docente, apontando indicadores desse processo. Este artigo tem como objetivo discutir aspectos relacionados à profissionalização dos docentes que atuam na educação online, especificamente o tutor, procurando descobrir o que pensam os tutores que atuam no Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação, a respeito da temática. Para isso foram analisadas as respostas de um questionário com perguntas abertas, aplicado com 10 tutores que atuam na 3ª oferta do Programa. Conclui-se que esses tutores estão conscientes das especificidades da educação online, do papel a desempenhar na tutoria e anseiam por mudanças no tratamento que é dado aos professores que têm desempenhado esse papel. O aspecto que mais se destaca é o desejo de regulamentação da atividade da tutoria, que aparece como perspectiva para um futuro próximo.

Biografia do Autor

Carmen Lúcia de Araújo Paiva Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal deAlagoas

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Alagoas

Downloads

Como Citar

Oliveira, C. L. de A. P., & Mercado, L. P. L. (2010). O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO ONLINE. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2184

Edição

Seção

ARTIGOS