O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO ONLINE

Auteurs-es

  • Carmen Lúcia de Araújo Paiva Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas

Résumé

O trabalho docente na educação online apresenta características específicas que merecem estudo. Autores como Mill et al (2008) e Fidalgo et al (2008) expressam preocupações com a precarização do trabalho docente, apontando indicadores desse processo. Este artigo tem como objetivo discutir aspectos relacionados à profissionalização dos docentes que atuam na educação online, especificamente o tutor, procurando descobrir o que pensam os tutores que atuam no Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação, a respeito da temática. Para isso foram analisadas as respostas de um questionário com perguntas abertas, aplicado com 10 tutores que atuam na 3ª oferta do Programa. Conclui-se que esses tutores estão conscientes das especificidades da educação online, do papel a desempenhar na tutoria e anseiam por mudanças no tratamento que é dado aos professores que têm desempenhado esse papel. O aspecto que mais se destaca é o desejo de regulamentação da atividade da tutoria, que aparece como perspectiva para um futuro próximo.

Bibliographies de l'auteur-e

Carmen Lúcia de Araújo Paiva Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal deAlagoas

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Alagoas

Téléchargements

Comment citer

Oliveira, C. L. de A. P., & Mercado, L. P. L. (2010). O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO ONLINE. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 1(1). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2184

Numéro

Rubrique

ARTIGOS