O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA A PARTIR DA SUPERVISÃO DE ESTÁGIO

Bruno Rodrigo TEIXEIRA, Márcia Cristina de Costa Trindade CYRINO

Resumo


RESUMO

O objetivo do presente estudo consiste em investigar a participação da Supervisão de Estágio, que neste trabalho se refere especificamente a Supervisão do Estágio de Regência, no desenvolvimento da identidade profissional docente de futuros professores de Matemática, na ótica de licenciandos em Matemática, a fim de responder as seguintes questões: Que elementos relacionados à identidade profissional docente são mobilizados/desenvolvidos a partir da Supervisão de Estágio? Como essa Supervisão colabora para a mobilização/desenvolvimento desses elementos? Para atender a esse propósito, realizamos uma pesquisa qualitativa com graduandos de um curso de Licenciatura em Matemática, tendo como instrumento de coleta de informações uma entrevista semiestruturada. Mediante a análise das informações obtidas, identificamos os seguintes elementos relacionados ao desenvolvimento da identidade profissional docente dos futuros professores, a partir da socialização de informações oriundas das avaliações realizadas pelos supervisores: capacidade de refletir sobre a experiência; um entendimento de si mesmo como aprendiz; novos conhecimentos a respeito do ensino; e, reafirmação da decisão de ser professor. Estes elementos possibilitaram também aprendizagens a respeito da docência que podem subsidiá-los em sua trajetória profissional.

 

DEVELOPMENT OF PRESERVICE TEACHERS’ PROFESSIONAL IDENTITY AS A RESULT OF SUPERVISION IN THE CONTEXT OF STUDENT TEACHING

 

Abstract

The purpose of this paper was to investigate the participation of the Supervision, carried out by teacher educators in the context of Student Teaching, in the development of preservice mathematics teachers’ professional identity, from the perspective of undergraduate Math students, in order to answer the following questions: Which elements related to the teachers’ professional identity are mobilized/developed in the Supervision context? How do actions developed in the scope of the Supervision contribute to the mobilization/development of these elements? To meet this objective, a qualitative research was developed, using a semi-structured interview as an information collection instrument, using Math undergraduate students from a Math Teacher Education course. Some prospective teachers revealed that, after the socialization of the evaluations carried out by supervisors about their performance during the Practicum, they had develop the capacity to reflect on their experiences, a sense of themselves as learners, new teaching knowledges and reaffirm the decision to become a teacher. In addition to the results, it was possible to evidence that, by participating in the development of preservice mathematics teachers’ professional identity, the Supervision provides learning opportunities about teaching which can support them in the career.   




Palavras-chave


Formação inicial de professores de Matemática, estágio curricular supervisionado, supervisão de estágio, desenvolvimento profissional, identidade profissional docente.

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DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v5i2.2202

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ISSN 2177-9309

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