O desenvolvimento da identidade profissional de futuros professores de matemática a partir da supervisão de estágio
Palavras-chave:
formação inicial de professores de matemática, estágio curricular supervisionado, supervisão de estágio, desenvolvimento profissional, identidade profissional docenteResumo
O objetivo do presente estudo consiste em investigar a participação da Supervisão de Estágio, que neste trabalho se refere especificamente a Supervisão do Estágio de Regência, no desenvolvimento da identidade profissional docente de futuros professores de Matemática, na ótica de licenciandos em Matemática, a fim de responder as seguintes questões: Que elementos relacionados à identidade profissional docente são mobilizados/desenvolvidos a partir da Supervisão de Estágio? Como essa Supervisão colabora para a mobilização/desenvolvimento desses elementos? Para atender a esse propósito, realizamos uma pesquisa qualitativa com graduandos de um curso de Licenciatura em Matemática, tendo como instrumento de coleta de informações uma entrevista semiestruturada. Mediante a análise das informações obtidas, identificamos os seguintes elementos relacionados ao desenvolvimento da identidade profissional docente dos futuros professores, a partir da socialização de informações oriundas das avaliações realizadas pelos supervisores: capacidade de refletir sobre a experiência; um entendimento de si mesmo como aprendiz; novos conhecimentos a respeito do ensino; e, reafirmação da decisão de ser professor. Estes elementos possibilitaram também aprendizagens a respeito da docência que podem subsidiá-los em sua trajetória profissional.
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