COMO TRADUZIR O CAMINHO DO BURRO EM UM TEOREMA EM AÇÃO: Análise de situações de conhecimento matemático contextualizado à luz da teoria dos campos conceituais

Nadja Maria ACIOLY-RÉGNIER

Resumo


Os esquemas, que estão na base da teoria piagetiana, são retomados por Gérard Vergnaud, na teoria dos campos conceituais. Apesar de diretamente voltados para a ação, esses esquemas possuem um núcleo conceitual passível de ser analisado. Nessa perspectiva teórica, os procedimentos de resolução de problemas fazem sempre referência a “conceitos”. Este artigo focaliza uma situação de conhecimento extraescolar, e propõe uma explicitação do teorema matemático subjacente ao raciocínio do sujeito. Postula-se, entretanto que teoremas em ação não são restritos ao raciocínio extraescolar e que no contexto escolar o professor deve também buscar uma explicitação conceptual para desempenhos aparentemente desprovidos de sentido para a avaliação do nível de conceptualização dos alunos. Esse procedimento permite a compreensão do processo de resolução de problema e estratégias pedagógicas mais pertinentes.

 

HOW TO TRANSLATE THE WAY OF DONKEY ON A THEOREM IN ACTION: Analysis of situations of mathematical knowledge contextualized in light of the theory of conceptual fields

ABSTRACT

The schemes, which are the basis of Piaget's theory, are taken up by Gérard Vergnaud's theory of conceptual fields. Although these schemes are direct related to action, they have a conceptual core that can be analysed. In this theoretical perspective, the procedures for solving problems always refer to "concepts". This paper focuses on a situation of extra-curricular knowledge, and proposes to make explicit mathematical theorem that underlies the reasoning of the subject. It is postulated, however, that theorems in action are not restricted to extra-school reasoning, and that in the school context, teachers should also look for to make explicit the conceptualizations for performances apparently meaningless in order to evaluate students’ level of conceptualization. This procedure allows understand the problem solving processes and to develop more relevant teaching strategies.


Palavras-chave


teorema em ação; matemática extraescolar; resolução de problemas;Problem solving;theorem-in-action;extraescolar mathematics;

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v5i1.2212

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br