Sobre consumo, gênero e educação de jovens e adultos: investigando a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores

Autores

  • Amanda Fabri de Resende Prefeitura Municipal de Juiz de Fora
  • Marco Aurélio Kistemann jr Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

consumo, gênero, tomadas de decisão, educação de jovens e adultos

Resumo

Neste artigo, apresentamos o percurso de uma pesquisa qualitativa efetuada na Educação de Jovens e Adultos, que objetivou a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores da EJA em situações-problema de consumo. Nossos referenciais teóricos foram Zigmunt Bauman, para tratar da sociedade de consumo; Romulo Lins, para embasamentos metodológicos e produção de significados por meio do Modelo dos Campos Semânticos; Maria da Conceição Fonseca e Maria Celeste Souza, para os temas relativos à EJA e Gênero. Os resultados de nossa investigação nos permitiram a elaboração de um produto educacional com situações-problema de cunho financeiro-econômico, sendo que esse pode ser utilizado por professores em salas de aula de matemática na EJA.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Kistemann jr, Universidade Federal de Juiz de Fora

Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann  JuniorFederal University of Juiz de Fora (UFJF)Director of the Brazilian Society of Mathematics Education-MGGroup Leader of the Financial-Economic Research in Mathematics Education (GRIFE/UFJF)Postgraduate Program in Mathematics Education-Professional Master's in Mathematics EducationDepartment of Mathematics (ICE)-Room 408BrazilTWITTER: @MARCOKISTEMANN(32) 91080105Rua José Lourenço Kelmer, s/n - Campus Universitário Bairro São Pedro - CEP: 36036-900 - Juiz de Fora - MG

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Publicado

2014-01-06

Como Citar

Resende, A. F. de, & Kistemann jr, M. A. (2014). Sobre consumo, gênero e educação de jovens e adultos: investigando a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 4(3). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2227

Edição

Seção

ARTIGOS