SOBRE CONSUMO, GÊNERO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Investigando a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores

Amanda Fabri de Resende, Marco Aurélio Kistemann

Resumo


Neste artigo, apresentamos o percurso de uma pesquisa qualitativa efetuada na Educação de Jovens e Adultos, que objetivou a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores da EJA em situações-problema de consumo. Nossos referenciais teóricos foram Zigmunt Bauman, para tratar da sociedade de consumo; Romulo Lins, para embasamentos metodológicos e produção de significados por meio do Modelo dos Campos Semânticos; Maria da Conceição Fonseca e Maria Celeste Souza, para os temas relativos à EJA e Gênero. Os resultados de nossa investigação nos permitiram a elaboração de um produto educacional com situações-problema de cunho financeiro-econômico, sendo que esse pode ser utilizado por professores em salas de aula de matemática na EJA.


Palavras-chave


Consumo, Gênero, Tomadas de Decisão, Educação de Jovens e Adultos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v4i3.2227

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br