CONHECIMENTOS PARA A DOCÊNCIA DA PROBABILIDADE NO ÂMBITO DO PIBID NA UFRJ

Juliana Ramos Amâncio, Claudia Segadas Vianna, Ney Santos Rocha

Resumo


RESUMO

Neste trabalho, utilizamos as categorias da base de conhecimento de Shulman (1986) para identificar alguns conhecimentos de conteúdo, curricular e pedagógico de conteúdo mobilizados por licenciandos, em Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que aplicaram uma sequência didática sobre Probabilidade no âmbito do PIBID. Procuramos também verificar como foram atendidas as expectativas iniciais dos licenciandos em relação ao PIBID após um semestre de trabalho em que foram coletados os dados para esta pesquisa. Em geral percebemos que a experiência que tiveram foi bastante positiva principalmente para não ministrarem aulas sem significado para os alunos, somente repetindo os conceitos e exemplos do livro didático.

 

Palavras-chave: PIBID; conhecimentos docentes; prática pedagógica; formação; matemática e probabilidade.

 

 

KNOWLEDGE FOR TEACHING PROBABILITY UNDER PIBID UFRJ

 

ABSTRACT

Abstract: In this paper we applied the categories of knowledge base by Shulman (1986) to identify some content knowledge, curricular knowledge and pedagogical content knowledge articulated by undergraduate students in mathematics from the Federal University of Rio de Janeiro. These students applied a didactic sequence about probability in the PIBID scope. We also verified how the initial expectations of the students were satisfied in respect to PIBID after one semester with this work during which the data to this research were collected. It was seen in general that the experience was quite positive, mainly in order not to give the students meaningless classes and avoiding the sole repetition of concepts and examples extracted from textbooks.

 

Keyword: PIBID; Teacher’s knowledge; pedagogical praxis; formation of teachers; Mathematics and Probability.


Palavras-chave


PIBID; conhecimentos docentes; prática pedagógica; formação; matemática e probabilidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v4i1.2239

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br