Planejamento de atividades de modelagem matemática: um caminho possível

Autores

  • Luzinete Oliveira Mendonça Universidade Estadual de Londrina
  • Celi Espasandin Lopes Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

planejamento de atividades, modelagem matemática, educação estatística, formação de professor, grupo colaborativo

Resumo

Este trabalho, que possui natureza qualitativa, busca compreensões sobre o planejamento de atividades na perspectiva de modelagem, considerando a importância dessa ação para que o professor inclua essa perspectiva pedagógica em sua prática. Serão analisadas e discutidas, a partir da observação da presença de alguns princípios, atividades desenvolvidas por três professores integrantes de um grupo de natureza colaborativa, o qual toma a modelagem matemática como foco de discussão para implementar a Educação Estatística. Os resultados indicam que as atividades elaboradas dependem da intervenção pedagógica para contemplar os pressupostos epistemológicos da modelagem matemática, considerando que esses, no caso da Educação Estatística, demandam raciocínios específicos, próprios dos fenômenos aleatórios.

Biografia do Autor

Luzinete Oliveira Mendonça, Universidade Estadual de Londrina

Graduou-se em Administração de Empresas na Universidade São Judas Tadeu em 1993 e licenciou-se em Matemática no Centro Universitário FIEO em 2000. Realizou aperfeiçoamento em Estatística na Universidade de São Paulo em 2006, especialização em Educação Matemática na Faculdade Oswaldo Cruz em 2007 e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Cruzeiro do Sul em 2008. Está cursando doutorado em ensino de Ciências e Matemática, com bolsa da CAPES, na Universidade Cruzeiro do Sul. Atuou como professora na rede estadual de São Paulo de 2001 a 2012 e na Universidade Paulista Interativa de 2010 a 2012. Atualmente faz estágio de Pós-doutorado na Universidade de Londrina (UEL).

Celi Espasandin Lopes, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Taubaté (1985), graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá (1987), Aperfeiçoamento em Matemática Pura pelo IMECC/UNICAMP, Especialização em Modelagem Matemática no Meio Ambiente pela UNESP/Guaratinguetá, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e pós-doutorado na The University of Georgia (UGA) com financiamento Fapesp (2008). Durante o doutoramento realizou estágio de pesquisa na Universidade de Granada (Espanha) e na Universidade de Lisboa (Portugal). Foi professora colaboradora voluntária do LEM (Laboratório de Ensino de Matemática) no IMECC na Universidade Estadual de Campinas. Foi assessora junto à Divisão de Orientação Técnica da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (2009 - 2012). Atualmente é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Cruzeiro do Sul. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Matemática (GEPEEM), coordenadora do CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (CEPEME). Tem experiência como docente e pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e Educação Estatística atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, currículo de matemática, avaliação, modelagem matemática, ensino e aprendizagem, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. É pesquisadora produtividade, nível 2.

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Publicado

2015-10-13

Como Citar

Mendonça, L. O., & Lopes, C. E. (2015). Planejamento de atividades de modelagem matemática: um caminho possível. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2262

Edição

Seção

ARTIGOS