Didática Profissional (DP) e a Teoria das Situações Didáticas (TSD): o caso da noção de obstáculo e a atividade do professor
DOI:
https://doi.org/10.36397/emteia.v9i3.235008Palavras-chave:
didática da matemática, obstáculos, didática profissional, professorResumo
A noção de obstáculos adquiriu um espaço de atenção garantida no campo da didática da matemática, inicialmente introduzida e aplicada no campo da matemática, a partir do trabalho de alguns especialistas franceses, nos anos de 1980. Por outro lado, quando consideramos especificamente o papel e as atividades profissionais do professor, podemos observar que diferentes planos de ação, não apenas os planos que constituem as atividades de ensino mais visíveis na sala de aula, envolvemum conjunto de conhecimentos pragmáticos que podemse constituir, por vezes, comoum obstáculo para o desenvolvimento profissional. Assim, no presente trabalho, apresentamos uma perspectiva de complementaridade envolvendo certos elementos da didática da matemática-DMe da didática profissional-DP. As duas teorias originárias da França podem contribuir para a generalização e a eficácia de uma perspectiva teóricade complementaridadepara a apreciação dos obstáculos recorrentes na atividade do professor de matemática.Referências
ALVES, F, R. V. Didática da Matemática: seus pressupostos de ordem epistemológica, metodológica e cognitive. Interfaces da Educação. v. 7, nº21, 131 – 150. 2016. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/1259/1183
ALVES, F, R. V. Didática das ciências e matemática (DCeM): surgimento e implicações para a formação do professor. Investigações em Ensino de Ciências, 22(3), 291 – 320. 2017. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/870/pdf
ALVES, F, R. V; SAMPAIO, C. DE GOES; BARROSO, M. C. S. PORTELLA, A. K. Didática das ciências e matemáticas: alguns pressupostos. Interfaces da Educação. 8(22), 131 – 150. 2017. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/1259/1183
ARTIGUE, Michelle. Ingénierie didactique: quel rôle dans la recherche didactique aujourd’hui?. Sciences de l'éducation, n°8. Didactique des disciplines scientifiques et technologiques: concepts et méthodes. p. 59-72. 2002. Disponível em: http://www.persee.fr/docAsPDF/dsedu_1296-2104_2002_num_8_1_1010.pdf
BACHELARD, G. La formation de l´esprit scientifique. Paris: Librarie philosophique. 1934.
BAUDOUIN, Jean. M. La competénce et le théme de l´acitivité: vers une nouvelle conceptualization didactique de la formation. Raison éducative. 2(2), 149 – 168. 1999. Disponível em: http://www.unige.ch/fapse/publications-ssed/files/4114/1572/5507/Pages_de_149_ENCOED.pdf
BROUSSEAU, Guy. Théorisation des phénomènes d’enseignement des mathématiques. (thése de doctorat). Bourdeaux: Université Bourdeaux I. 1986. Disponível em: https://tel.archives-ouvertes.fr/file/index/docid/509225/filename/TheseetAnnexesGBA.pdf
CHEVALLARD, Y. Pourquoi la transposition Didactique ? Communication au Séminaire de didactique et de pédagogie des mathématiques de l'IMAG, Université scientifique et médicale de Grenoble. Paru dans les Actes de l'année 1982, pp. 167-194, 1982.
GOMEL, C. V.; ROGALSKI, Janine. La conceptualisation et la place des concepts pragmatiques dans l’activité professionnelle et le développement des compétences. Révue eletrocnique activités. v. 4, nº 1, 49 – 84. 2007.
LECLERCQ, G. Quelques usages de l'activité d'ingénierie de formation. Revue Savoirs. 2(2), p. 71 – 104, 2002. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-savoirs-2003-2-page-71.html.
LEPLAT. Jacques. Quelles evolutions en ergonomie ? In: XXXVIIIème Congrès de la SELF, Modèles et pratiques de l’analyse du travail. Paris, 1 – 15. 2003. Disponível em: https://ergonomie-self.org/publications/actes-des-congres/congres-2003/
LEPLAT. Jacques. La notion de régulation dans l’analyse de l’activité. Revue Pistes. 8(1), 1 – 30. 2006. Disponivel em: http://journals.openedition.org/pistes/3101
LEPLAT. Jacques. Les compétences dans l´activité et leur analyse. Psychology of Human Ressource Journal. 2(4), 143 – 154. 2008. Disponível em: http://pru.apio.ro/index.php/prujournal/article/view/188
MARGOLINAS, C. Essai de généalogie en didactique des mathématiques. Revue suisse des sciences de l’éducation, v. 27, nº3, 343-360, 2005. Disponível em: http://halshs.archives-ouvertes.fr/halshs-00443709
MAYEN, P. & GAGNEUR, CHARLES-A. Le potentiel d’apprentissage des situations: une perspective pour la conception de formations en situations de travail. In: Récherche em Éducation. nº 28, 70 – 84. 2017. Disponível em: http://www.recherches-en-education.net/IMG/pdf/REE-no28.pdf
MAYEN, Patrick. Expérience du travail et développement pour de jeunes adultes en formation professionnelle. RECHERCHE & FORMATION. 12(70), 91 – 106. 2012. Disponível em: http://journals.openedition.org/rechercheformation/1872
PASTRÉ, P. La conceptualisation dans l’action: bilan et nouvelles perspectives. Éducation permanente, n° 139, p. 13-35, 1999.
PASTRÉ, Pierre. L´analyse du travail en Didactique professionnelle. Revue Française de Pédagogie, 3(138), 9 – 17. 2002. Disponível em: http://www.formations.philippeclauzard.com/INRP_RF138_2.pdf
PASTRÉ, Pierre. Quelques réflexions sur l’organisation de l’activité enseignante. In: BRU, M.; PASTRÉ, P.; VINATIER, I. RECHERCHE ET FORMATION. nº 56, 81 – 95, 2007. Disponível em: http://ife.ens-lyon.fr/publications/edition-electronique/recherche-et-formation/RR056.pdf
PASTRÉ, Pierre. La Didactique Professionelle. Education, Sciences & Society, 2(1), 83 – 95. 2011. Disponível em: https://riviste.unimc.it/index.php/es_s/article/view/136/65
PASTRÉ, Pierre; MAYEN. P.; VERGNAUD, G. La didactique professionnelles. Revue française de pédagogie. v. 1, nª 154, 145 – 198, 2006.
PERRIN-GLORIAN, Marie. J. Eclairages et questions pour la Didactique des mathématiques. In: Annales de Didactique et de Sciences Cognitives – Séminaire au Strasbourg. 67 – 85, 2004. Disponível em: https://mathinfo.unistra.fr/fileadmin/upload/IREM/Publications/Annales_didactique/vol_09/adsc9-2004_000.pdf
PERRIN-GLORIAN, Marie. J. Des savoirs disciplinaires à construire pour une formation professionnelle universitaire des maîtres. Spirale – Revue de Recherches en Éducation. v. 4, nº 46, 43 – 61. 2010. Disponível em: https://spirale-edu-revue.fr/IMG/pdf/perrin_spirale_46.pdf
PERRIN-GLORIAN, M. J.; BELLEMAIN, P. M. B. L´ingenierie didactique entre recherche et ressource pour l´enseignement et la formation des maîtres. In: I Seminário Latino Americano de Didática da Matemática - LADIMA, p. 1 – 51, 2016. Disponível em: http://ladima.tuseon.com.br/uploads/file_manager/source/d7322ed717dedf1eb4e6e52a37ea7bcd/oficinas/CONFERÊNCIA%203%20-%20FRA
PIAGET, J.. La représentation du monde chez l’enfant. Paris: PUF, 1947.
VERGNAUD G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en didactique des mathématiques, vol. 10, n° 2-3, p 133-170, 1990.
VINATIER, I. La notion d’organisateur dans une perspective interactionniste: définition et enjeux. In: BRU, M.; PASTRÉ, P.; VINATIER, I. RECHERCHE ET FORMATION. nº 56, 33 – 47, 2007. Disponível em: http://ife.ens-lyon.fr/publications/edition-electronique/recherche-et-formation/RR056.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.

