A atuação docente na quarta fase das tecnologias digitais Produção de vídeos como ação colaborativa nas aulas de Matemática

Marcelo de Carvalho Borba, Liliane Xavier Neves, Nilton Silveira Domingues

Resumo


Este artigo discute a docência sob a perspectiva de ações colaborativas com uso de tecnologias no ensino de matemática. Essas ações são vinculadas a uma pesquisa em andamento que incentiva e investiga a produção de vídeos com conteúdo matemático, por educadores e educandos. O processo de produção de vídeos viabiliza a relação horizontal, como defendidas por Freire, nas aulas de Matemática e fora dela, além de proporcionar uma formação matemática crítica. A pesquisa apresentada tem o formato de projeto integrado e segue uma abordagem qualitativa fazendo uso de procedimentos como entrevistas e observação participante em ambientes presenciais e virtuais. Essa pesquisa desenvolve a produção de vídeos nos diferentes níveis de ensino, além de criar Festivais de Vídeos. A análise é fundamentada no construto teórico Seres-Humanos-Com-Mídias. Para esse artigo, discute-se um dos vídeos produzidos para o I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, em que, por meio da análise dos relatos de uma entrevista, evidencia-se a relação horizontal presente no diálogo entre educador e educandos, além de destacar as possibilidades da mídia vídeo na prática do professor, na forma de expressar ideias matemáticas e na investigação de questões sociais.


Palavras-chave


Produção de vídeos, Diálogo, Colaboração, Matemática crítica, Festival de vídeos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v9i2.237635

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br