O USO DO COMPUTADOR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Marceli Behm Goulart, Elisangela de Campos, Ana Lucia Pereira

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar como o uso do computador está inserido na formação inicial de professores de Matemática, e se é possível identificar a construção de conhecimentos pedagógicos durante esse processo. Os sujeitos da pesquisa são 44 licenciados, do curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública do Estado do Paraná, divididos em dois grupos: 30 que concluíram o curso em 2007 e 14 no ano de 2017. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram organizados e interpretados a partir da Análise de Conteúdo por meio do qual foi possível identificar quatro categorias centrais sobre o uso do computador na formação inicial desses licenciados. Nossos resultados apontam que embora tenha havido indícios de alterações positivas nos últimos 10 anos em relação à preparação para o uso do computador durante a formação inicial, isso ainda é insuficiente para que o futuro professor se perceba preparado para utilizar o computador em suas aulas de Matemática.

Palavras-chave


Formação inicial de professores; Licenciatura em Matemática; Recursos Tecnológicos; Computador; Conhecimentos Pedagógicos e Tecnológicos.

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DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.237890

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