O uso do computador na formação inicial de professores: um estudo com egressos do curso de licenciatura em matemática

Auteurs

  • Marceli Behm Goulart Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Elisangela de Campos Universidade Federal do Paraná
  • Ana Lucia Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa https://orcid.org/0000-0003-0970-260X

DOI :

https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.237890

Mots-clés :

formação inicial de professores, licenciatura em matemática, recursos tecnológicos, computador, conhecimentos pedagógicos e tecnológicos

Résumé

O presente artigo tem como objetivo analisar como o uso do computador está inserido na formação inicial de professores de Matemática, e se é possível identificar a construção de conhecimentos pedagógicos durante esse processo. Os sujeitos da pesquisa são 44 licenciados, do curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública do Estado do Paraná, divididos em dois grupos: 30 que concluíram o curso em 2007 e 14 no ano de 2017. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram organizados e interpretados a partir da Análise de Conteúdo por meio do qual foi possível identificar quatro categorias centrais sobre o uso do computador na formação inicial desses licenciados. Nossos resultados apontam que embora tenha havido indícios de alterações positivas nos últimos 10 anos em relação à preparação para o uso do computador durante a formação inicial, isso ainda é insuficiente para que o futuro professor se perceba preparado para utilizar o computador em suas aulas de Matemática.

Bibliographies de l'auteur

Marceli Behm Goulart, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é professora Associada A da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde ministra a disciplina de Estágio Supervisionado em Matemática I. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Matemática, tecnologias da informação e comunicação e formação de professores.

Elisangela de Campos, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia(1995), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas(1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná(2009). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas:Ensino Superior, Álgebra Abstrata, Educação Matemática.

Ana Lucia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora (2011) e Mestre (2005) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, em que serviu como vice-coordenador (2014-2015) e do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2017) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - INEP/MEC. Foi pesquisadora visitante na University of Strathclyde, no Reino Unido (2016-2018) com apoio da Capes. Também atuou como coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / Capes / UEPG, 2012-2013) e como Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais no PIBID (Capes / UEPG, 2014-2016). Foi Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacareziho no Estado do Paraná (2009-2010). Presidente do Sindicato dos Professores (APP) da região Jacarezinho (2002-2009). Autor de vários artigos em revistas e atua como referee nas áreas de Políticas Educacionais, Formação de Professores; Práticas e Desenvolvimento Curricular; Ensino e Aprendizagem; Psicanálise; Midias Socias; Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Matemática. Editor associado da Frontiers in Psicologia da Educação desde 2015.

 

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Publiée

2019-09-15

Comment citer

Goulart, M. B., Campos, E. de, & Pereira, A. L. (2019). O uso do computador na formação inicial de professores: um estudo com egressos do curso de licenciatura em matemática. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 10(2). https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.237890

Numéro

Rubrique

ARTIGOS