Software Modellus e modelagem matemática: relacionando conceitos matemáticos com fenômenos da física

Autores

  • Janice Teresinha Reichert Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Sergio Renato Barcelos Professor da rede municipal de Educação

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.239878

Palavras-chave:

ensino fundamental, cinemática, funções, software Modellus

Resumo

O presente trabalho apresenta uma aplicação e análise do software Modellus na nona série do Ensino Fundamental, partindo de um problema da realidade sugerido pelos alunos. O assunto matemático refere-se à funções, abordando conceitos gerais e essenciais, construção de modelos a partir de problemas físicos e estudo de tabelas e gráficos. O problema investigado foi: A utilização do recurso computacional Modellus auxilia no processo de ensino-aprendizagem do conceito de funções? Os temas foram trabalhados visando permitir que o estudante pesquisado relacione o conteúdo com seu dia-a-dia. Optou-se pelo software Modellus pela possibilidade do aluno interagir com a construção gráfica, animações e tabelas a partir de modelos matemáticos. As conclusões foram obtidas analisando as atividades realizadas, avaliações e questionários diagnósticos. Com base na análise das atividades pode-se afirmar que o software Modellus permitiu uma aprendizagem diferenciada, onde o aluno interagiu com a construção do conhecimento referente ao assunto funções. 

Biografia do Autor

Janice Teresinha Reichert, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Matemática, doutor em Engenharia Mecânica. Professora adjunta do departamento de Matemática da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Sergio Renato Barcelos, Professor da rede municipal de Educação

Mestre em Matemática, no mestrado profissional em Rede Nacional em Matemática.

Referências

ARAÚJO, I.S.; VEIT, E. A.; MOREIRA, M. A. Atividades de modelagem computacional no auxílio à interpretação de gráficos de Cinemática. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 179-184,2004.

BARCELOS, S.R.Software Modellus e modelagem Matemática: relacionando conceitosmatemáticos com fenômenos da Física.2017. 122f. Dissertação (MestradoProfissional em Matemática em Rede Nacional)-PROFMAT,UFFS,2017.

BASSANEZI,R. C. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia.3. ed.1ª impressão.São Paulo: Conexo, 2009.

BRASIL. Parâmetros curriculares Nacionais Ensino Médio.(PCNs).1999. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf, acesso em: 28 de fevereiro2017.

BURAK, D. Modelagem Matemática sob um olhar de Educação Matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula. Revista de Modelagem na Educação Matemática,São Paulo, v. 1, n. 1, p. 10-27, 2010.

BURAK, D.;KLÜBER, T.E. Concepções de modelagem Matemática: contribuições teóricas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 1, pp. 17-34, 2008.

DANTE, L.R. Projeto Teláris: Matemática.São Paulo: Ática, 2012.

FARIA, E. T. O Professor e as novas tecnologias. In: ENRICONE, D. (Org.). Ser Professor.4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 57-72. 2004. Disponível em:http://aprendentes.pbworks.com/f/prof_e_a_tecnol_5%5B1%5D.pdf.Acesso em: 15 Jul. 2017.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8.ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

PAPERT, S. Mindstorms: Children, Computers, And Powerful Ideas. Basic Books, 1980.

TEODORO, V. D. Modelação computacional em Ciências e Matemática.Revista Brasileira de Informáticana Educação. Uniandes -Lidie, Colombia. v.10,n.2, p.171-182. 1997. Disponível em:http://www.colombiaaprende.edu.co/html/mediateca/1607/articles112586_archivo.pdf.Acesso em: 07 set. 2016.

Downloads

Publicado

2019-09-15

Como Citar

Reichert, J. T., & Barcelos, S. R. (2019). Software Modellus e modelagem matemática: relacionando conceitos matemáticos com fenômenos da física. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 10(2). https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.239878

Edição

Seção

ARTIGOS