Software Modellus e modelagem matemática: relacionando conceitos matemáticos com fenômenos da física
DOI:
https://doi.org/10.36397/emteia.v10i2.239878Palavras-chave:
ensino fundamental, cinemática, funções, software ModellusResumo
O presente trabalho apresenta uma aplicação e análise do software Modellus na nona série do Ensino Fundamental, partindo de um problema da realidade sugerido pelos alunos. O assunto matemático refere-se à funções, abordando conceitos gerais e essenciais, construção de modelos a partir de problemas físicos e estudo de tabelas e gráficos. O problema investigado foi: A utilização do recurso computacional Modellus auxilia no processo de ensino-aprendizagem do conceito de funções? Os temas foram trabalhados visando permitir que o estudante pesquisado relacione o conteúdo com seu dia-a-dia. Optou-se pelo software Modellus pela possibilidade do aluno interagir com a construção gráfica, animações e tabelas a partir de modelos matemáticos. As conclusões foram obtidas analisando as atividades realizadas, avaliações e questionários diagnósticos. Com base na análise das atividades pode-se afirmar que o software Modellus permitiu uma aprendizagem diferenciada, onde o aluno interagiu com a construção do conhecimento referente ao assunto funções.Referências
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