Criar histórias, narrar a vida e produzir audiovisualidades: Digital Storytelling na formação docente

Autores

  • Tania Lucía Maddalena Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Vivian Martins Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Edméa Santos Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v10i1.240024

Resumo

Durante a disciplina Tecnologias e Educação, da Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), buscamos trabalhar a criação da Digital Storytelling na formação de professores, pensando a passagem de espectador para narrador/criador como fundamental para a socialização, a autoria e a implicação dos praticantes em formação na educação superior. Nesse desafio, houve a busca pela criação de audiovisualidades como experiência, com a finalidade de fortalecer o protagonismo e múltiplas vivências ao longo da formação docente.

Referências

AMARAL, Adriana. Etnografia e pesquisa em cibercultura: limites e insuficiências metodológicas. Revista USP, São Paulo, n.86, p. 122-135, junho/agosto, 2010.

ARDOINO, Jacques. Para uma pedagogia socialista. Brasília: Plano, 2003.

BRUNER, Jerome. Realidad mental y mundos posibles. Barcelona: Gedisa, 1998.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 20. ed. Tradução: Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

D’ÁVILA, Cristina. Formação docente na contemporaneidade: limites e desafios. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v.17, n. 30, p. 33-43, jul./dez. 2008.

JOSSO, M.C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LALUEZA, José L.; CRESPO, Isabel; CAMPS, Silvia. As tecnologias da informação e da comunicação e os processos de desenvolvimento e socialização. In: COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed,2010.

LAMBERT, Joe. Digital Storytelling: capturing lives, creating community. Berkeley: Digital Diner Press, 2009.

MACHADO, Arlindo. O Sujeito no Ciberespaço. In: AIDAR,José Luiz (Org.). Crítica das Práticas Midiáticas. São Paulo: Hacker, 2002.

MADDALENA, Tania;SEVILLA PAVÓN, Ana. El Relato Digital como propuesta pedagógica en la formación continua de profesores. Revista Iberoamericana de Educación, n. 65, p.149-160, jul. 2014. Disponível em: <http://www.rieoei.org/rie65a09.pdf> Acesso em:15abr. 2017.

MARTINS, Vivian. Os cibervídeos na educação online: uma pesquisa-formação na cibercultura. 2017. 179f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

MILLER, Carolyn Handler.Digital Storytelling: A creador’s guide to interactive entertainment.2. ed.New York: Focal Press,2008.

MONTAÑO, Sonia. Plataformas de vídeos: apontamentos para uma ecologia do audiovisual da web na contemporaneidade. Porto Alegre: Sulina,2015.

NÓVOA, Antonio. Prefácio. In: JOSSO, M.C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004. pp. 11-34.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Lisboa, Portugal: Whitebooks, 2014.

SOARES, Maria da Conceição Silva. O audiovisual como dispositivo de pesquisas nos/com os cotidianos das escolas. Revista Visualidades. Goiânia, v. 14, n.1, p. 80-103, jan./jun. 2016.

SOARES, Maria da Conceição Silva et al. Corpos à flor da tela: audiovisualidades, gênero, sexualidade e formação de professoras. In: AMARO, Ivan; SOARES, Maria da Conceição Silva(orgs.). Tecnologias digitais nas escolas: outras possibilidades para o conhecimento. Petrópolis, RJ: DP et Ali, 2016, v. 1, p. 135-156.

TOMÉ, Vítor Manuel Nabais; SOARES, Maria do Carmo Tomé. Educação para os media: atividades de análise e produção de mensagens media na disciplina de português. In: ROSADO,Luiz Alexandre da Silva; FERREIRA,Giselle Martins dos Santos (Org.). Educação e tecnologias: parcerias. Rio de Janeiro: Editora Universidade Estácio de Sá, 2015, v. 4, p. 259-299.

Downloads

Publicado

2019-04-22

Como Citar

Maddalena, T. L., Martins, V., & Santos, E. (2019). Criar histórias, narrar a vida e produzir audiovisualidades: Digital Storytelling na formação docente. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 10(1). https://doi.org/10.36397/emteia.v10i1.240024

Edição

Seção

Narrativas Digitais na Educação: Contribuições da Cultura da Convergência