A educação financeira e a base nacional comum curricular

Autores

  • Cassio Cristiano Giordano Pontifícia Universidade Católica - São Paulo
  • Marco Rodrigo da Silva Assis Pontifícia Universidade Católica - São Paulo
  • Cileda de Queiroz e Silva Coutinho Pontifícia Universidade Católica - São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v10i3.241442

Palavras-chave:

educação financeira, letramento financeiro, BNCC

Resumo

Este artigo discute as novas perspectivas para a Educação Financeira no Brasil com ênfase na publicação da Base Nacional Comum Curricular e o potencial dessas mudanças para a promoção do letramento financeiro. A abordagem metodológica é o estudo bibliográfico documental e o quadro teórico é a Educação Matemática Crítica, norteando a análise sobre as dimensões cultural, social, educativa e política que permeiam as discussões sobre Educação Financeira na Educação Básica Brasileira. Nossa questão de pesquisa é “Em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC apresenta avanços para o desenvolvimento da Educação Financeira Brasileira e promoção do letramento financeiro dos alunos?” Concluímos que sim.  Enquanto os PCN ignoram totalmente a Educação Financeira, garantindo apenas a presença da Matemática Financeira, a BNCC mantém a segunda e ainda amplia o espaço da primeira no currículo, propõe um trabalho centrado na realidade do aluno, tratando de problemas sociais e ambientais, estimulando o emprego de tecnologias digitais e o desenvolvimento do pensamento crítico.

Biografia do Autor

Cassio Cristiano Giordano, Pontifícia Universidade Católica - São Paulo

Doutorando em Educação Matemática pela PUC-SP, Departamento de Ciências Exatas da PUC-SP, ligado ao grupo de pesquisa PEA-MAT.

Mestrado Acadêmico em Educação Matemática pela PUC-SP.

Especializações em Educação e Educação Matemática pela UNICAMP-SP, UFF-RJ, UNIMES-SP e PUC-SP.

Licenciatura Plena em Matemática pela UNIB-SP.

Bacharelado em Psicologia pela Universidade Metodista-SP.

Marco Rodrigo da Silva Assis, Pontifícia Universidade Católica - São Paulo

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática 

(2009 - 2012)

Universidade Cruzeiro do Sul 

Cileda de Queiroz e Silva Coutinho, Pontifícia Universidade Católica - São Paulo

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matematica pela Pontifíca Universidade Católica de São Paulo (1979), graduação em Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Didatica da Matematica - Université Joseph Fourier - Grenoble I (2001). Professora assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática

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Publicado

2019-12-13

Como Citar

Giordano, C. C., Assis, M. R. da S., & Coutinho, C. de Q. e S. (2019). A educação financeira e a base nacional comum curricular. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 10(3). https://doi.org/10.36397/emteia.v10i3.241442

Edição

Seção

ARTIGOS