Processo de construção de conhecimento matemático: algoritmos e jogos digitais

Autores

  • Greiton Toledo de Azevedo Instituto Federal Goiano
  • José Pedro Ribeiro Machado Universidade Federal de Goiás
  • Gene Maria Vieira Lyra-Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.36397/emteia.v11i1.242010

Palavras-chave:

ensino e aprendizagem de matemática, construção de jogos digitais, construcionismo, educação básica

Resumo

Este trabalho propõe discutir e compreender o processo da construção de conhecimento matemático a partir da produção de jogos digitais. Esta iniciativa foi realizada no âmbito do projeto Mattics em uma escola pública da região de Goiânia (GO), norteada pelos pressupostos da pesquisa qualitativa. A partir do intercruzamento dos materiais empíricos produzidos na pesquisa, buscamos sustentação teórica a partir do Construcionismo quanto à compreensão das ideias matemáticas mobilizadas por trás da produção de jogos digitais.  Os resultados obtidos com a análise de dados indicam elementos indícios para entender o processo de construção de conhecimento a partir da produção de jogos como um movimento dinâmico, que conjuga ideias/significados de matemática e que não parte necessariamente de conceitos formais ao longo do processo de uma produção não linear, evidenciando a relevância de uma formação contextualizada, problematizada e ativa do estudante em sala de aula com o uso das tecnologias digitais.

Biografia do Autor

Greiton Toledo de Azevedo, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Goiás. É especialista em Educação Matemática com ênfase em matemática computacional pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás - PPMECM/UFG. Doutorando em Educação Matemática pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP. É professor efetivo do Instituto Federal - Goiano. É membro do Grupo de Formação e Pesquisa em Educação Matemática - MATEMA/UFG e também do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática - GPIMEM da Unesp/RioClaro. É também escritor de livros paradidáticos de matemática da primeira fase do Ensino fundamental para a coleção Hora do Pensar - ONG Gaia + OSCIP, Piracicaba, São Paulo, SP. Em 2016, conquistou o Prêmio Nacional Educador Nota 10 pela Fundação Victor Civita e Fundação Roberto Marinho em parceria com a Fundação Lemann, Revista Nova Escola, Rede Globo e Grupo Abril pelo projeto: Matemática e games? Eis a questão! Em 2017 recebeu o Prêmio Internacional (Desafio de Aprendizagem Criativa) pelo Massachusetts Institute of Technology - MIT e Fundação Lemann com o projeto Mattics. Desenvolve projetos (em especial, o Mattics) junto ao grupo Lifelong Kindergarten do MIT/EUA. Nos últimos anos tem se dedicado aos estudos e pesquisas referentes ao processo de ensino e aprendizagem de matemática da Educação Básica, tecnologias Educacionais, linguagens computacionais gráficas e construção de jogos eletrônicos.

Referências

AZEVEDO, G. T. de. Construção de conhecimento matemático a partir da produção de jogos digitais em um ambiente construcionista de aprendizagem: possibilidades e desafios. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

AZEVEDO, G. T.; MALTEMPI, M. V.; LYRA-SILVA, G. G. M. V. Processo formativo do aluno em matemática: jogos digitais e tratamento de Parkinson. Zetetike, Campinas, v. 26, n. 3, 2018. https://doi.org/10.20396/zet.v26i3.8651962

AZEVEDO, G. T.; MALTEMPI, M. V.; LYRA, G. M. V. Computational thinking and Active Learning in Mathematics as a contribution to the treatment of Parkinson's disease. In: Science and mathematics education in the 21st century. Braga: Universidade do Minho, 2019. p. 75-76.

AZEVEDO, G. T.; MALTEMPI, M. V.; LYRA, G. M. V.; RIBEIRO, J. P. M. Produção de games nas aulas de Matemática: por que não? Acta Scientiae, Canoas, v. 20, p. 950-966, 2018.

BICUDO, M. A. V. Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Qualitativa Segundo a Abordagem Fenomenológica. In: BORBA, M. de C.; ARAÚJO, J. de L. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 2. ed. São Paulo: Autêntica, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GEE, J. P. What video games can teach us about learning and literacy. Nova York, EUA: Palgrave MacMillan, 2004.

MALTEMPI, M. V. Novas Tecnologias e Construção de Conhecimento: Reflexões e perspectivas. In: V Congresso Ibero-americano de Educação Matemática (CIBEM), 2005, Porto. CD-ROM, 2005.

MALTEMPI, M. V. Construcionismo: pano de fundo para pesquisas em informática aplicada à Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (Org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2012. p. 287 - 307.

PAPERT, S. Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas. New York: Basic Books, Inc, 1993.

PAPERT, S. A máquina das Crianças: repensando a escola na era informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.

POETA, C. D.; GELLER, M. Jogos digitais educacionais: concepções metodológicas na prática pedagógica de Matemática no Ensino Fundamental. Educação Matemática em Revista - RS, v. 1, p. 49-64, 2014.

RESNICK, M. Lifelong Kindergarten: cultivating creativity through projects, passion, peers and play. Cambridge, Ma: MIT Press, 2017.

ROSA, M. A Construção de identidades on-line por meio do Role Playing Game: relações com ensino e aprendizagem matemática em um curso a distância. 2008. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2008.

Downloads

Publicado

2020-07-18

Como Citar

Azevedo, G. T. de, Machado, J. P. R., & Lyra-Silva, G. M. V. (2020). Processo de construção de conhecimento matemático: algoritmos e jogos digitais. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 11(1). https://doi.org/10.36397/emteia.v11i1.242010

Edição

Seção

ARTIGOS