Processo de construção de conhecimento matemático: algoritmos e jogos digitais
DOI:
https://doi.org/10.36397/emteia.v11i1.242010Palavras-chave:
ensino e aprendizagem de matemática, construção de jogos digitais, construcionismo, educação básicaResumo
Este trabalho propõe discutir e compreender o processo da construção de conhecimento matemático a partir da produção de jogos digitais. Esta iniciativa foi realizada no âmbito do projeto Mattics em uma escola pública da região de Goiânia (GO), norteada pelos pressupostos da pesquisa qualitativa. A partir do intercruzamento dos materiais empíricos produzidos na pesquisa, buscamos sustentação teórica a partir do Construcionismo quanto à compreensão das ideias matemáticas mobilizadas por trás da produção de jogos digitais. Os resultados obtidos com a análise de dados indicam elementos indícios para entender o processo de construção de conhecimento a partir da produção de jogos como um movimento dinâmico, que conjuga ideias/significados de matemática e que não parte necessariamente de conceitos formais ao longo do processo de uma produção não linear, evidenciando a relevância de uma formação contextualizada, problematizada e ativa do estudante em sala de aula com o uso das tecnologias digitais.
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